Eritritol: O que é, propriedades e como usar

Alimentação Bem-estar
19 de Dezembro, 2019
Eritritol: O que é, propriedades e como usar

O eritritol ainda não é tão popular, mas sua fama tende a crescer. Ele é um adoçante encontrado naturalmente em vários alimentos, como peras e melancias, e muito utilizado na indústria para substituir o açúcar em produtos de calorias reduzidas.

O adoçante pertence a uma classe de compostos chamados álcoois de açúcar. Muitos álcoois de açúcar diferentes são usados ​​pelos produtores de alimentos. Estes incluem xilitol, sorbitol e maltitol.

Assim como a maioria deles, o eritritol funciona como adoçantes de baixa caloria em produtos sem açúcar ou com pouco açúcar.

Benefícios do Eritritol

Como possui zero calorias, o produto é atraente para muitos. Entretanto, é sempre importante ressaltar: seu consumo não deve ser excessivo. Como dito, deve haver moderação, consciência e cuidado em sua ingestão. Ademais, é sempre válido falar com um nutricionista antes de fazer qualquer adição à dieta. Dito disso, o eritritol:

Não causa cáries

Diferente do açúcar comum, o açúcar de mesa, o eritritol não provoca cáries, pois não pode ser digerido por bactérias. Portanto, tem um efeito protetor em relação às cáries.

Leia também: Doce zero açúcar tem menos calorias?

Eritritol não eleva os níveis de glicose ou insulina

Devido à não elevar os níveis de glicose, nem os de insulina no sangue, o eritritol é a melhor opção para aqueles que sofrem com a diabetes. 

Desvantagens

Uma pesquisa da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, pontuou que esse adoçante não se encontra apenas naquilo que comemos. Assim, ele também é produzido pelo organismo, e pode ser considerado um marcador importante para o ganho e peso.

Especialistas reuniram 172 estudantes e coletaram informações como medidas corporais, raios-x, índices de gordura e massa magra e amostras de sangue. Após o período de acompanhamento, os profissionais notaram que os voluntários que somaram mais quilos e gordura abdominal ao longo de 12 meses apresentavam, no início do estudo, níveis sanguíneos de eritritol quinze vezes mais altos do que aqueles que emagreceram ou mantiveram a forma.

Portanto, a constatação não se deve apenas à ingestão da substância, mas também ao fato de que ela é produzida pelo corpo, segundo os achados dos cientistas. “O eritritol não é consumido e eliminado sem alterações, ele tem um impacto no metabolismo”, divulgou um dos autores do estudo.

Leia também: Ranking do açúcar: confira as melhores opções

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva