Envelhecimento capilar: conheça as principais mudanças e cuidados
Assim como ocorre com a pele, o envelhecimento capilar é um processo natural, que acontece com todas as pessoas com o passar do tempo.
Por causa das mudanças sofridas pela estrutura do cabelo, contudo, é preciso adaptar os cuidados para as novas necessidades dos fios, que passam a perder a cor, a espessura e a hidratação natural.
Leia também: Arrancar o fio de cabelo branco faz nascer outros no lugar?
Envelhecimento capilar: o que muda nos fios?
De acordo com a dermatologista Karine Cade, uma das primeiras características do envelhecimento do cabelo é o surgimento dos fios brancos.
Além disso, os cabelos também perdem a sua espessura, ficam opacos, ressecados e com frizz, e sofrem encurtamento e mudanças na curvatura.
“Um dos principais sinais é a fragilidade dos fios. Isso ocorre porque a fase de crescimento dos cabelos diminui, influenciada pela menopausa e pela diminuição do estrogênio – o hormônio feminino –, fazendo com que os fios não cheguem ao diâmetro e comprimento necessário para ficarem fortes”, explica a médica.
Leia também: Cabelo branco: Entenda se o estresse realmente influência
Queda de cabelo
Segundo Karine, o envelhecimento por si só não é um fator que causa a queda de cabelo.
O que pode ocorrer, contudo, é a perda dos fios por razões genéticas, fatores externos ou problemas de saúde – motivos que, vale ressaltar, podem se manifestar a qualquer etapa da vida. Estes, por sua vez, podem acabar acontecendo ao mesmo tempo que o processo de envelhecimento.
“É normal acontecer a queda do cabelo porque perdemos, em média, cem fios por dia. Contudo, durante o envelhecimento, ainda existe o ciclo de vida do cabelo com as fases de crescimento, repouso e queda”, afirma a médica.
Assim, a dica é acompanhar sua saúde capilar e, se notar algum aumento da queda capilar, procurar um profissional para descobrir a causa do problema.
Leia também: Encontrou o primeiro fio de cabelo branco? Saiba o que você pode fazer
Cuidados durante o envelhecimento capilar
De acordo com Karine, quando se fala em cuidados, o ideal é pensar na saúde como um todo.
“Ter uma alimentação saudável, evitar fumar, tomar bebidas alcoólicas e proteger o cabelo do sol são algumas das recomendações. O uso de shampoo e condicionador adequados para o seu tipo de cabelo e ter uma rotina com hidratação também contribuem.”
Por fim, ela também sugere fazer massagens no couro cabeludo durante a lavagem para ajudar na circulação e no crescimento de fios mais fortes e mais saudáveis.
Leia também: Cabelo grisalho: 5 cuidados para manter os fios bonitos e saudáveis
Quanto ao uso de produtos com química – em especial a tintura, que normalmente é usada como aliada para cobrir os fios grisalhos e brancos ao longo do envelhecimento –, a médica afirma que não existe uma idade específica para parar de usar.
“Quando o cabelo está frágil e com sinais de afinamento ou, quando tem um aspecto poroso e sem brilho, é preciso ter cuidado com a química. Também é importante sempre fazer uma avaliação para checar a saúde dos fios e ter uma orientação de um profissional especializado”, ela alerta.
Fonte: Karine Cade, médica dermatologista, de São Paulo.