Envelhecimento da pele das mãos: como prevenir e tratar

Beleza Bem-estar
11 de Março, 2022
Envelhecimento da pele das mãos: como prevenir e tratar

Com o passar dos anos, é comum que a pele das mãos se torne mais delicada, ganhando algumas manchas, falta de espessura e, é claro, rugas.

Além de ser uma das partes do nosso corpo que mais ficam expostas ao sol ao longo da vida, existe uma série de outros fatores que também acabam contribuindo para que elas fiquem com aspecto mais envelhecido do que outras áreas.

Por que a pele das mãos parece envelhecer mais?

Como falado acima, existe uma série de agressões externas pelas quais as mãos passam ao longo da vida, uma vez que elas estão sempre mais expostas do que outras partes do corpo.

“O motivo pelo qual esta área é tão delicada se deve por estar continuamente exposta a fatores como mudanças de temperatura, humidade e raios UV, assim como agentes químicos como sabão, detergentes, álcool gel e outros produtos que utilizamos diariamente”, explica o dermatologista e mestre em cosmetologia e envelhecimento Rafael Arpini.

“A combinação de todos esses fatores provoca desidratação da pele e deixa as mãos com aspecto ressecado, causado pela formação de pequenas rachaduras e rugas”, completa.

Outra consequência sofrida por conta da exposição solar é o aparecimento de manchas escuras, assim como a perda de pigmentação, elasticidade e colágeno.

Leia também: Manchas nas mãos: porque elas aparecem e como tratá-las

Como prevenir o envelhecimento das mãos

Arpini afirma que há algumas formas de cuidar das mãos ao longo da vida, para que elas se mantenham conservadas. São elas:

  • Esfoliação

“O dorso das mãos é uma das partes mais delicadas do corpo, por isso é recomendável esfoliar uma vez por semana para ajudar a remover as células mortas”, aponta ele.

  •  Hidratação

“Sempre use creme após lavar as mãos e lembre-se de optar por um que combinem hidratantes e antioxidantes como vitaminas A, C e E. Chá verde, óleos essenciais e silicone também proporcionam uma melhor aderência à pele da mão, ajudando a retardar os efeitos do envelhecimento.”

  • Proteção

Protetor solar é um indispensável para o dia a dia, e isso também inclui as mãos. Escolha um produto com amplo espectro com fator de proteção solar (FPS) de 50 ou superior. Isso ajudará a prevenir e evitar o surgimento de manchas e rugas senis.

  • Luvas

Esta é outra forma de proteger as mãos quando fizer algum trabalho de limpeza ou usar produtos que podem danificar, machucar ou ressecá-las. “Se preocupe em usar luvas e depois lave as mãos e lembre-se de colocar creme”, relembra o dermatologista.

Cuidados para mãos com a pele envelhecida

Assim como há algumas formas de prevenir as rugas e manchas nas mãos, também é possível apostar em alguns cuidados que vão ajudar a manter esta área mais saudável e conservada, mesmo após seu envelhecimento.

Aqui, além de contar com a ajuda do protetor solar e de cosméticos anti-aging específicos para a mãos, os tratamentos estéticos também passam a ser ótimos aliados.

Leia também: Melhores alongamentos para as mãos e pulsos

“O skinbooster ajuda a hidratar de dentro para fora e os biostimuladores, radiofrequência e  ultrassom microfocado auxiliam no estímulo do colágeno”, aponta Rafael Arpini.

Outros procedimentos bons para este fim são os lasers fracionados, que tratam manchas e também estimulam o colágeno, e o preenchimento com ácido hialurônico.

Componentes aliados da pele das mãos

Por fim, o dermatologista ainda indicou quais são os componentes mais poderosos presentes em cremes e outros produtos para as mãos, que ajudam a potencializar os cuidados. Para isso, ele dividiu em três categorias:

1. Tratamento

Séruns com peptídeos antioxidantes, regeneradores, anti-agings, botox-like, resveratrol, clareadores, e cosméticos que contenham Vitaminas A, C e E.

2. Tratamento para uma hidratação profunda

Cremes ou séruns com peptídeos de ácido hialurônico, aquaporine active e procedimentos estéticos acima citados.

3. Hidratação superficial

Cremes à base de ureia, óleo de semente de uva, de amêndoas, óleos essenciais e siliconados.

Fonte: Rafael Arpini, dermatologista e mestre em cosmetologia e envelhecimento.

Sobre o autor

Ana Paula Ferreira
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em beleza e bem-estar.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas