Engolir espinha de peixe é perigoso? Saiba o que fazer
Comer peixe faz muito bem à saúde. O animal é rico em ômegas 3 e 6, ótimo para a memória e contém diversos nutrientes que ajudam a turbinar o organismo. Entretanto, um desconforto nada agradável ao morder a carne é ter que lidar com as espinhas. Nem sempre é possível perceber quando uma espinha fica na boca, afinal, elas podem ser bem finas, por isso, é preciso ter atenção. Você já se perguntou se engolir espinha de peixe é perigoso?
Leia também: Creme de leite: fresco, em lata, duplo… Qual é a melhor opção?
Assim como os ossos de frango, engolir espinha de peixe pode, sim, ser bem prejudicial para a saúde. Geralmente, a espinha saí nas fezes e não costuma causar grandes problemas ao organismo. Porém, o material é pontiagudo e afiado, portanto, pode acabar perfurando o céu da boca, gengiva ou até mesmo os órgãos internos.
As lesões causadas pela espinha podem levar à quadros de infecções e até mesmo asfixia, por isso, é ideal manter a atenção redobrada ao comer peixe.
Engolir espinha de peixe: não beba nada para que ela desça
Ao contrário do que se pensa, não se deve ingerir nada após engolir a espinha. Pode parecer uma ótima ideia, porém, essa atitude é capaz de agravar ainda mais a situação. Assim, se a remoção manual da espinha for uma necessidade, geralmente é feita através do exame de endoscopia alta.
Para aliviar o desconforto, tossir forçadamente deve ajudar a mover a espinha de forma inofensiva. Se continuar sentindo qualquer desconforto, especialmente no esôfago, é preciso procurar atendimento médico o mais rápido possível. Por fim, não tente remover a espinha sozinha em casa e também não introduza pinças ou qualquer outro material na garganta!
Leia também: Mistura láctea vs. leite condensado: produtos alternativos ocupam as prateleiras