O que fazer ao engolir um osso de frango?

Alimentação Bem-estar
09 de Agosto, 2022
O que fazer ao engolir um osso de frango?

Você já comeu uma comida deliciosa e, sem perceber, acabou engolindo algo que não deveria? Afinal, o que fazer ao engolir um osso de frango? Ao contrário do que muitos pensam, é importante dar atenção a essa situação, que vale também para a ingestão de espinhas de peixe. 

Engolir osso de frango: o que fazer, riscos e processos de retirada 

Geralmente, ao ingerir algo que não deveria, esse item faz todo o trajeto até o trato digestivo e é eliminado nas fezes, sem dificuldades. Contudo, como os ossos e espinhas de peixe podem ser afiados, eles podem acabar perfurando o intestino, esôfago, estômago e reto. Nesse caso, é necessário ir a uma unidade de pronto atendimento.

Leia também: Dieta da Gracyanne Barbosa: comer 40 ovos por dia é saudável?

Portanto, se o item fica preso no esôfago, pode gerar tosse, dificuldade de respirar ou engolir e também dor no pescoço e peito. Se o osso for muito grande, o indicado é procurar ajuda médica. Assim, é importante também não tentar consumir outros alimentos para “empurrar” o que estiver preso. Isso pode deixar a situação mais grave. 

Sendo assim, o exame mais indicado para detectar o corpo estranho é a endoscopia. Mas além disso, radiografias e tomografias também podem ser feitas. Em casos mais graves, é preciso fazer uma cirurgia para a retirada. Entretanto, isso só é válido caso o item não saia naturalmente, então, não vale para todos os casos. 

A retirada acontece com a ajuda de ferramentas específicas para esses tipos de procedimentos. Se for uma endoscopia digestiva alta, o paciente é sedado e fará todo o procedimento dormindo. Por fim, se uma criança ou idoso engolir um osso ou espinha de peixe, é necessário visitar o médico imediatamente.

Leia também: É possível baixar o colesterol sem remédios? Especialista esclarece

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Neste Setembro Amarelo, confira 5 atitudes para ajudar alguém que está em sofrimento
Bem-estar Equilíbrio

Setembro Amarelo: 5 atitudes para ajudar alguém em sofrimento

Aprenda cinco maneiras práticas de apoiar emocionalmente quem está passando por momentos difíceis, com dicas que envolvem acolhimento, empatia e incentivo à busca por ajuda profissional

casal correndo e olhando o relógio
Bem-estar Movimento

Seu relógio inteligente pode estar errado sobre gasto calórico

Estudo de 2017 encontrou inconsistências de até 93% nos cálculos de diferentes tipos de dispositivos. Mas acessório apresenta outras vantagens

homem adulto com esquizofrenia sentado com as duas mãos no cabelo.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia em adultos: conheça os sintomas e como tratar

O adulto com esquizofrenia pode ter uma variedade de sintomas, desde comportamento bizarro e incerto e fala desorganizada a perda de emoções.