Emagrecer enquanto dorme? O que diz a ciência

18 de fevereiro, 2022

Emagrecer enquanto dorme soa como uma pílula mágica para perder peso sem fazer esforço, ter que passar horas na academia ou seguir dietas rigorosas. 

Mas, a questão é que, por mais que o emagrecimento dependa do déficit calórico, ou seja, quando o organismo consome menos calorias do que gasta, é possível sim que uma noite bem dormida influencie na perda de peso positivamente. 

Emagrecer enquanto dorme: O que diz a ciência 

Uma pesquisa publicada na revista JAMA Internal Medicine acompanhou 80 jovens adultos com excesso de peso (sem distúrbios graves do sono). Foi recomendado que eles passassem a dormir cerca de oito horas e meia por noite durante duas semanas, em vez das cerca de seis horas e meia que costumam descansar. 

Para conseguirem mudar a sua rotina noturna, os participantes tiveram uma sessão prévia de aconselhamento totalmente personalizada. Um dos conselhos era evitar celulares, computador e televisão 45 minutos a uma hora antes de ir para a cama. 

Ao longo dos 14 dias, os cientistas contaram as calorias ingeridas pelos participantes. No final da experiência, descobriram que quem dormiu oito horas por noite diminuiu a ingestão calórica numa média de 270 calorias por dia. Houve até quem tivesse cortado 500 calorias. 

Para se ter uma ideia, diminuir o consumo de 270 calorias por dia equivalem à perda de quase 12kg em três anos.  

Qual a explicação 

Noites mal dormidas têm um grande impacto em dois hormônios que controlam a fome e a saciedade – grelina e leptina. A primeira estimula a fome, que sentimos com mais frequência quando dormimos pouco. A segunda, avisa quando estamos saciados e diminui com a falta de descanso. 

Além disso, um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, mostrou que não dormir o suficiente poderia aumentar em 45% o desejo por doces, alimentos gordurosos e processados, especialmente biscoitos e pães.

Dicas para dormir melhor

  • Vá para a cama 10 a 15 minutos mais cedo todas as noites até obter as 7-8 horas recomendadas de sono. Você não apenas terá mais energia ao longo do dia com menos desejos de comidas gordurosas, mas também será mais produtivo.
  • Pare de comer duas horas antes de dormir. Pois, ir para a cama com o estômago cheio não é apenas desconfortável. Mas, pode interferir em uma boa noite de sono. Assim, para muitos de nós, lanches noturnos podem ficar fora de controle e as calorias podem aumentar.
  • Tenha um ritual para dormir. Tome um banho quente, beba uma xícara de chá de ervas ou pratique 10 minutos de meditação
  • Por fim, guarde o celular, tablet e outros aparelhos eletrônicos quando estiver para dormir. A luz emitida por esses dispositivos pode atrapalhar o sono. 

Leia também: Emagrecer em 30 dias: Dieta para perder até 5 quilos

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.