Emagrecer enquanto dorme soa como uma pílula mágica para perder peso sem fazer esforço, ter que passar horas na academia ou seguir dietas rigorosas.
Mas, a questão é que, por mais que o emagrecimento dependa do déficit calórico, ou seja, quando o organismo consome menos calorias do que gasta, é possível sim que uma noite bem dormida influencie na perda de peso positivamente.
Uma pesquisa publicada na revista JAMA Internal Medicine acompanhou 80 jovens adultos com excesso de peso (sem distúrbios graves do sono). Foi recomendado que eles passassem a dormir cerca de oito horas e meia por noite durante duas semanas, em vez das cerca de seis horas e meia que costumam descansar.
Para conseguirem mudar a sua rotina noturna, os participantes tiveram uma sessão prévia de aconselhamento totalmente personalizada. Um dos conselhos era evitar celulares, computador e televisão 45 minutos a uma hora antes de ir para a cama.
Ao longo dos 14 dias, os cientistas contaram as calorias ingeridas pelos participantes. No final da experiência, descobriram que quem dormiu oito horas por noite diminuiu a ingestão calórica numa média de 270 calorias por dia. Houve até quem tivesse cortado 500 calorias.
Para se ter uma ideia, diminuir o consumo de 270 calorias por dia equivalem à perda de quase 12kg em três anos.
Noites mal dormidas têm um grande impacto em dois hormônios que controlam a fome e a saciedade – grelina e leptina. A primeira estimula a fome, que sentimos com mais frequência quando dormimos pouco. A segunda, avisa quando estamos saciados e diminui com a falta de descanso.
Além disso, um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, mostrou que não dormir o suficiente poderia aumentar em 45% o desejo por doces, alimentos gordurosos e processados, especialmente biscoitos e pães.
Leia também: Emagrecer em 30 dias: Dieta para perder até 5 quilos