Quer emagrecer? O segredo é acordar mais cedo

Alimentação Bem-estar
11 de Maio, 2020
Quer emagrecer? O segredo é acordar mais cedo

Para emagrecer, o ideal é acordar mais cedo. Qual a relação entre as duas coisas? Bom, além de ambas serem desafios para muitos, pessoas que acordam mais cedo geralmente seguem uma dieta mais balanceada, além de dormirem mais e terem um sono mais regulado, segundo pesquisadores norte-americanos.

Emagrecer x acordar mais cedo

Para alguns, é quase uma missão impossível acordar cedo. Mas, vale saber que pesquisadores da Sociedade da Obesidade, um centro de pesquisas focado no sobrepeso e suas formas de tratamento, produziram um estudo sobre a relação entre a perda de peso e o ato de acordar cedo. A princípio, notou-se que uma pessoa que acorda mais cedo tende a fazer melhores escolhas alimentares.

Em contrapartida, quem acorda mais tarde tende a fazer piores escolhas, preferindo alimentos mais calóricos e gordurosos. Não só, quem acorda mais cedo geralmente tem um metabolismo mais acelerado em comparação àqueles que dormem até mais tarde. 

Leia mais: Acordar cedo pode mudar a vida – para melhor

Emagrecer x luz solar

Ainda, outro estudo, desenvolvido pela Universidade Feinberg de Medicina, também nos Estados Unidos, relacionou a exposição à luz solar com a facilidade com que alguém emagrece. Em suma, uma pessoa que acorda mais cedo permanece exposta à luz solar por mais tempo ao longo do dia. Comparativamente, alguém que acorda mais tarde está exposto por menos tempo. Além disso, os pesquisadores concluíram que quanto maior a exposição à luz solar, maior facilidade para perder peso.

Além disso, uma análise feita pela Escola de Medicina da Universidade de Brown, nos Estados Unidos, descobriu que o exercício matinal pode ser mais eficaz para a perda de peso em comparação ao treino pelo tarde ou noite.

Por fim, a maior intensidade da luz da manhã em comparação à luz da tarde também implica a maior facilidade de emagrecimento.

Leia também: 8 motivos para se exercitar logo pela manhã

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Dislipidemia
Bem-estar Saúde

Dislipidemia: os principais efeitos do colesterol alto na sua saúde

A dislipidemia é uma condição crônica caracterizada por níveis de gordura alterados no sangue, especialmente o colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras — também chamadas de lipídios

Bem-estar Saúde

Hábitos simples que ajudam a monitorar a pressão

A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.  De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra