Eflúvio telógeno: a queda de cabelo que se dá de repente

Saúde
14 de Março, 2022
Eflúvio telógeno: a queda de cabelo que se dá de repente

O cabelo cai todo dia, tem seu ciclo, renasce e assim deve ser. Por isso é importante observar bem se há uma queda abrupta dos fios ou mesmo se ela aumentou e não para. Pois o problema pode ser eflúvio telógeno, que pode acontecer por mudanças hormonais no pós-parto, doenças metabólicas, dietas restritivas, estresse e infecções agudas. 

Dessa forma, eflúvio telógeno é uma condição na qual há aumento da queda de cabelo, principalmente no couro cabeludo. Muitas pessoas que tiveram Covid-19, por exemplo, relataram queda e foram diagnosticadas com eflúvio.

Como saber se minha queda é motivo de preocupação?

Importante sempre observar os fios que caem no box, no chão do banheiro e da casa no geral, assim como o que fica no travesseiro.  Se você, por exemplo, usa escova para desembaraçar o cabelo e nota que precisou retirar mais fios na hora da limpeza, que no ralo há fios acumulados, e observar que está aumentando de maneira prolongada, é um sinal de alerta. 

Não existe uma medida ideal, existe uma variação da quantidade. Sendo maior do que o dia anterior, não é normal. Normal é perder entre 100 a 150 fios por dia. Estes fios são renovados diariamente.

Leia também: Queda de cabelo por estresse: Como prevenir e combater

Tratamento para eflúvio telógeno

Pode ser feito em várias frentes. Mas antes de decidir em que caminho ir, o médico irá examinar o couro cabeludo com um aparelho chamado tricoscópio para observar de maneira ampliada o couro cabeludo. 

Para tratar, há a opção de equipamentos que emitem luz no couro cabeludo em diferentes frequências para estimulação do nascimento de cabelo. E também a injeção localizada de medicamentos para queda, como minoxidil, dutasterida e finasterida e fatores de crescimento.

Como a alimentação pode ser aliada 

Para o funcionamento geral do organismo, ter uma alimentação balanceada é muito importante. Você pode incluir alguns nutrientes que são amigos do cabelo no dia a dia. Selênio, que está presente nas castanhas e as vitaminas B5 e E, encontradas no brócolis e no abacate, assim como as uvas, que são antioxidantes. 

Fontes: Ademir C. Leite Jr, dermatologista e tricologista, de São Paulo e Álvaro Fortes, dermatologista e tricologista, especialista em transplante capilar, de São Paulo.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show