Edema macular diabético: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Saúde
30 de Maio, 2022
Edema macular diabético: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Você já ouviu falar em edema macular diabético? É um fato que o diabetes gera uma série de condições de saúde, e a visão é um dos pontos mais afetados pela doença. Por isso, conversamos com o Dr Hallim Feres Neto, oftalmologista do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, para entender tudo sobre o assunto.

O que é um edema macular diabético?

“O edema macular diabético é um inchaço na região central e mais importante da retina, chamada mácula”, explica. “Isso acontece em pacientes com diabetes descompensado, devido ao vazamento de líquido dentro dos vasos sanguíneos para a retina.”

Ou seja, essa condição acontece quando o diabetes não está sob controle, seja via tratamento medicamentoso, seja via mudanças no estilo de vida, como controle da alimentação e prática de exercícios físicos.

Leia também: Diabetes: O que é, tipos, sintomas, tratamento e mais

Sintomas

Como você deve imaginar, é fácil para o paciente diabético perceber que algo está errado com os seus olhos. Isso porque a perda de visão é um sintoma muito comum em doenças oftalmológicas.

O edema macular, em si, não apresenta sintomas específicos — para identificá-lo, é preciso realizar o diagnóstico com a ajuda de um médico oftalmologista, que vai examinar o paciente e realizar o mapeamento da sua retina.

“Enxergando a retina, muitas vezes não é necessário outro exame para fazer o diagnóstico, mas eles ainda podem ser importantes para classificar o grau de lesão e definir o tratamento”, diz o Dr Hallim.

Além disso, outro ponto importante é que, embora a maioria dos pacientes já chegue no consultório com piora da visão, é possível detectar a retinopatia diabética. Mesmo em pacientes que ainda apresentam uma visão normal, isto é, sem qualquer indicativo de perda da capacidade ocular.

“Como a retinopatia diabética é uma das maiores causas de cegueira no mundo, é muito importante a prevenção e o diagnóstico precoce. Pois quando percebemos essas alterações no começo, é mais provável conseguirmos bons resultados e preservar a visão”, diz.

Leia também: As melhores frutas para quem tem diabetes

Quais os tratamentos para o edema macular diabético?

De acordo com o oftalmologista, o principal tratamento ainda é a prevenção. Evitar a piora e o descontrole do diabetes é a melhor maneira de preservar a visão e as complicações decorrentes do seu descompensamento.

“Além disso, para o tratamento do edema macular. podemos usar medicações diretamente no olho, através de injeções, ou, quando o edema é mais localizado, usar o laser. O principal objetivo é recuperar o máximo de visão possível”, finaliza.

Fonte: Dr Hallim Feres Neto, oftalmologista do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Por quanto tempo devo tomar vitamina C
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Aliada a imunidade e a beleza, a vitamina C está ligada a uma série de benefícios para a saúde. Veja recomendações sobre o consumo prolongado

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida

neuralgia do trigêmeo
Saúde

Neuralgia do trigêmeo: doença que provoca uma das piores dores do mundo

Sintomas de doença são dores muito fortes e rápidas em apenas um lado do rosto, causando sensação de choque ou de um golpe muito forte