Dormir com absorvente interno faz mal?

Saúde
27 de Junho, 2023
Dormir com absorvente interno faz mal?

O absorvente interno é uma facilidade que permite liberdade de movimento e praticidade no dia-a-dia. Contudo, é necessário ter alguns cuidados para que o seu uso não seja prejudicial para a saúde. Assim, algumas mulheres podem se os absorventes internos podem ser utilizados para dormir. Será que a prática oferece riscos? Confira a seguir. 

Dormir com o absorvente interno faz mal?

O absorvente interno pode ser utilizado tanto de dia, quanto de noite, por isso, as mulheres podem utilizá-lo para dormir. Contudo, é necessário que a troca seja feita de 2 a 4 horas, já que o uso prolongado do absorvente interno (acima de 6h) pode causar uma doença chamada síndrome do choque tóxico (SCT).

O risco de ficar tempo demais com o mesmo absorvente é que a exposição prolongada do sangue aumenta o surgimento de bactérias e fungos, que podem resultar em infecção bacteriana, com a SCT. Isso acontece porque, durante a colocação, o absorvente pode causar pequenos cortes na vagina e com o tempo, as bactérias podem aparecer e atingir o organismo através da corrente sanguínea, causando inflamações graves.

Se não percebido a tempo, o choque tóxico causa febre, náuseas, vômito, pressão arterial baixa e insuficiência de vários órgãos e pode até ser fatal. 

Portanto, para dormir com o absorvente é necessário respeitar o prazo de troca. Além disso, mulheres com fluxo menstrual intenso devem ser ainda mais rigorosas na substituição do absorvente interno para evitar saturação.

Veja também: Síndrome do choque tóxico e absorventes internos: entenda a relação

Dicas para usar o absorvente interno

  • Antes de comprar, selecione o absorvente interno que atenda o seu volume de fluxo menstrual e atente-se as recomendações do fabricante;
  • Higienize as mãos antes da colocação ou substituição do absorvente interno;
  • Faça a inserção do absorvente na vagina quando estiver relaxada, evitando que a tensão os músculos e dificulte a passagem;
  • Ao colocar o absorvente, empurre-o no canal vaginal em direção às costas, aproveitando a inclinação natural para obter mais facilidade.

Outras métodos para lidar com o fluxo menstrual

Por outro lado, dormir com absorvente interno de noite pode ser uma opção um tanto quanto incômodo para algumas mulheres, já que elas precisam acordar para trocá-lo de 4 em 4 horas. Nesse sentido, outras formas de conter o fluxo de noite podem ser mais eficazes, como os absorventes tradicionais, noturnos, coletores menstruais ou calcinhas absorventes.

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

Conheça a otosclerose, doença que causou perda auditiva em Adriane Galisteu
Saúde

Otosclerose: entenda a doença que causou perda de audição em Adriane Galisteu

Otorrinolaringologista explica o que é, quais os sintômas e tratamentos da doença que fez Adriane Galisteu perder 60% da audição

foto da cantora Preta Gil
Saúde

Amputação do reto: como funciona cirurgia feita por Preta Gil?

Cantora passou pelo procedimento em 2023 para tratar um câncer colorretal

Com o tempo seco, endocrinologista dá dicas para enfrentar os sinais de desidratação
Saúde

Tempo seco: o que fazer ao enfrentar sinais de desidratação?

Diante do clima seco, da baixa qualidade do ar – agravada pelas queimadas – e das altas temperaturas, os sinais de desidratação tendem a se manifestar