Dor de garganta no verão? Especialista dá dicas de como fugir do problema na estação

Bem-estar Saúde
20 de Dezembro, 2022
Dor de garganta no verão? Especialista dá dicas de como fugir do problema na estação

Sol de manhã, chuva no fim do dia e mudanças bruscas de temperatura são constantes no verão e também são considerados os vilões para quem sofre com dor de garganta. Nessa época do ano, a temida dor de garganta ganha ainda mais espaço e pode tirar o sossego de quem quer curtir as férias. Confira dicas essenciais de como fugir desse problema.

Dor de garganta no verão

A dor de garganta é um sintoma comum de muitas doenças e condições que podem estar ligadas a quadros respiratórios, poluição, ar seco, cigarro e até infecções bacterianas. Consiste em uma inflamação das mucosas que revestem a parede interna da faringe e laringe. Sendo assim, a dor de garganta é uma reação imunológica para proteger o organismo contra invasores.

Especialmente no verão, a dor de garganta ganha fatores potenciais que estão ligados a quadros respiratórios – a oscilação de temperaturas e o clima seco. Nesse sentido, cerca de 30% dos brasileiros têm alguma alergia respiratória, segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI). E são essas pessoas, mais sensíveis a variação de temperatura, que tendem a sofrer nessa época do ano.

“O ar condicionado e os ventiladores podem ser responsáveis pela evolução de quadros respiratórios. Além disso, é importante lembrar que ambos, sem a devida manutenção, podem direcionar ácaros, poeiras e fungos até você”, pontua o Dr. Ullyanov Toscano, médico-cirurgião especialista em cabeça e pescoço.

Frequentemente, as infecções virais aparecem no verão. “Muito se deve ao fato de que, em países quentes, as pessoas costumam se aglomerar em ambientes fechados e refrigerados”, comenta o médico ao sinalizar o motivo de termos mais dor de garganta nessa época do ano.

Cuidados especiais

Se você estiver sofrendo com o problema, a dica é: “evitar falar alto, bebidas alcoólicas e cigarro, além de se hidratar bem”, afirma o especialista. Além disso, o médico é categórico ao dizer que consumir líquido gelado não vai agravar o seu quadro.

Para evitar a dor, opte por ambientes limpos e arejados, e fuja dos ventiladores. “Ele [o ventilador] é bastante negativo, pois faz uma dispersão de partículas, como mofo, ácaro e poeira. Se a dor de garganta aparecer em dias quentes, você pode lançar mão do ar condicionado, desde que o aparelho esteja bem higienizado e com a umidificação correta do ambiente”, finaliza.

Além disso, para quem trabalha em ambientes corporativos e refrigerados, colocar o casaco em um dia quente pode ser um sinal de alerta.

“O ar condicionado está ali para melhorar as condições locais de trabalho, no entanto, toda refrigeração que vai além do agradável pode acarretar alguns malefícios. O choque térmico, ao transitar do calor extremo para um ambiente climatizado, favorece as indesejáveis crises alérgicas, como rinite, sinusite e bronquite, por exemplo”, alerta o médico.

Leia também: Chá para dor de garganta: melhores opções e como preparar

Fonte: DrUllyanov Toscano, formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutorado em ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é médico-cirurgião de cabeça e pescoço da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e cirurgião de cabeça e pescoço do Instituto Nacional de Câncer (INCA). 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo

foto de Anderson Leonardo, do Molejo
Saúde

Câncer inguinal: entenda a doença que matou Anderson Leonardo, cantor do Molejo

O cantor Anderson, vocalista do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira, aos 51. Ele estava internado desde o dia 24/03 e tratava um câncer inguinal.