Dor de estômago: causas, como prevenir e tratar
Se tem uma coisa que atrapalha a vida da gente é a dor de estômago. Não tem jeito: às vezes, a gente só quer ficar encolhidinho até passar. Mas o que esse incômodo pode significar, e o que fazer para que ele melhore logo?
Neste episódio da quarta temporada do podcast De bem com você, da Vitat, Cris Dias conversa com a doutora Vanessa Prado, que é cirurgiã do aparelho digestivo, e a nutricionista Gisele Haiek sobre o assunto. Não perca:
Conheça as especialistas
A Dra Vanessa Prado (CRM: 129114/ RQE: 86701) é médica especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo. Integra o corpo clínico do Hospital 9 de Julho, onde também é coordenadora da equipe de Transplante. Além disso, também é membro da Comissão Eleitoral para Diretoria e Vice-Diretoria Clínica do Hospital 9 de Julho e foi membro da Expedição na Amazônia 2019 – Equipe Guajupiá Barco Hospital.
Gisele Haiek é nutricionista e especialista em Nutrição Funcional e dirigida ao DNA.
Existem alimentos que causam ou pioram a dor de estômago?
De acordo com a nutricionista Gisele Haiek, itens gordurosos, fast-foods e frituras são naturalmente mais pesados, e acabam lentificando o processo de digestão. Por isso, se você exagera na dose ou sente incômodos toda vez que consome esses alimentos, pode estar sobrecarregando o sistema digestivo — e, aí, vale o alerta.
No mais, a aceitação do corpo a determinados ingredientes costuma ser muito individual. Portanto, a dica é prestar atenção se o aparecimento da dor se dá depois da ingestão de algo específico (especialmente se ela vier acompanhada de dor de cabeça, cansaço e fadiga, por exemplo).
Outras causas bem comuns da condição são a mastigação incorreta durante as refeições e dormir de barriga cheia. Produtos ricos em corantes, conservantes e aromatizantes também podem piorar a questão, uma vez que o nosso corpo não consegue digeri-los por completo.
Leia também: Alimentos de fácil digestão
Problemas emocionais também geram dor de estômago?
Você sente dor de estômago toda vez que fica ansioso ou nervoso? Aqui, duas podem ser as explicações: há quem “desconte” as emoções na comida, exagerando em doces, gordura e farinha refinada — itens nada amigos da boa digestão.
Ou, então, há quem passe horas sem conseguir colocar nada na boca por conta dos sentimentos aflorados. “Um dos efeitos de longos períodos em jejum é a duodenite, aquela dor na boca do estômago”, afirma a Dra Vanessa Prado.
Quando ficar de olho na dor de estômago?
“Sentir uma dor de estômago vez ou outra, pode até acontecer. Mas se for todo dia, toda vez que come, além de vir acompanhado de náuseas, estufamento, gases e refluxo, é um sinal de que o estômago está reagindo a um processo inflamatório da sua mucosa interna”, explica a Dra Vanessa Prado.
Essa inflamação pode ser total (pangastrite) ou atingir apenas uma área do órgão (gastrite). De qualquer forma, se não tratado, o problema pode evoluir para uma úlcera (quando há a perfuração do estômago) ou até um câncer gástrico.
Além disso, outras doenças podem gerar a dor de estômago. A médica cita o refluxo e a pedra na vesícula como exemplos.
Diagnóstico
Ao surgirem sinais como estufamento, refluxo, azia, regurgitação e má digestão, o especialista costuma pedir exames como endoscopia, ultrassom e análises de sangue para entender se todos os órgãos estão funcionando de forma adequada.
E você sabia que alguns ingredientes são ótimos para aliviar a dor de estômago? Assista ao vídeo completo para descobrir quais são!
Leia também: Beber café antes do exercício físico faz bem?
Sobre o De Bem Com Você
No podcast da Vitat, Cris Dias conduz conversas descomplicadas com especialistas e convidados para você descobrir como ficar de bem com você. A cada semana, um episódio novo será lançado. Confira os outros temas aqui!
E tem para todos os gostos: os bate-papos também ficarão disponíveis nas plataformas de áudio Spotify, Deezer, Google e Apple.