Doce de leite antes do treino é recomendado? Nutricionista explica
Quem pratica atividade física sabe que o consumo adequado de alimentos no pré-treino é essencial na hora de realizar os movimentos. Embora a quantidade seja diferente de acordo com o perfil alimentar de cada um, em geral, a recomendação é comer proteínas e carboidratos antes de iniciar qualquer prática. Falando especificamente sobre os carboidratos, uma tendência recente é consumir, ao invés da tradicional fruta, o doce de leite antes do treino. Mas será que de fato essa prática é adequada? Entenda.
Leia mais: O que comer no pré-treino? Saiba quais alimentos priorizar
Tem problema comer doce de leite antes do treino?
De acordo com Larissa Franco, nutricionista, é possível sim consumir o doce de leite antes do treino. Isso porque o alimento fornece um estoque de glicogênio instantâneo, isto é, açúcar para utilizar durante o treino. Ou seja, pode, inclusive, melhorar a performance. No entanto, ela alerta: a recomendação é para quem pratica treinos de alto rendimento. “Recomendo para treinos longos, bem desgastantes e que exigem muito esforço físico”, explica.
Ou seja, além de saciar a vontade de doce, o doce de leite gera energia de forma rápida e eficaz. A estratégia foi utilizada, por exemplo, durante a Copa do Mundo por jogadores de futebol. Isso porque eles gastam milhares de calorias em um único jogo e precisam repor o combustível gasto para potencializar a recuperação do corpo.
Recomendações
Embora a estratégia de consumir doce de leite antes do treino seja permitida, a nutricionista explica que as quantidades são individuais. “Vai depender do objetivo da dieta e do nível de treinamento. Depois de entender esses fatores, aí sim eu vou saber encaixar a quantidade”, explica.
Além disso, a quantidade consumida também deve estar dentro das calorias permitidas no dia. “Tem que tomar muito cuidado para que as calorias do doce de leite não ultrapassem a quantidade de caloria total do dia, principalmente se a pessoa estiver em uma dieta com foco em emagrecimento”, alerta.
De todo modo, é possível comer o doce de leite puro, com pão ou uma fruta. É possível, inclusive, preparar o alimento em casa. Para isso, basta cozinhar o leite condensado de lata até o ponto de doce de leite.
Fonte: Larissa Franco, nutricionista.