Salsicha faz mal? Como o embutido é feito?

Alimentação Bem-estar
18 de Outubro, 2022
Vanessa Fontes Losano Reis
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 34283
Salsicha faz mal? Como o embutido é feito?

A salsicha é um embutido que possui má fama devido à presença de aditivos artificiais, gorduras ruins, sódio em excesso e corantes em sua composição. Por isso, muita gente afirma que salsicha faz mal, mas não sabe como ela é feita. No Brasil, em sua fabricação, são utilizados três tipos de carne: a bovina, a suína e de frango.

A princípio, a salsicha é feita da mistura de dois ou três tipos de carne. Ainda, as partes utilizadas são geralmente cartilagens, gordura e miúdos, ou seja, as partes menos nobres. Esse é um alimento embutido já existente há muitos séculos, e seu processo de fabricação sempre se deu de maneira similar. Partes como os invólucros e o intestino do animal já limpo e processado também são frequentemente incluídas no processo.

Leia mais: Calorias vazias: O que são e como podem prejudicar a saúde

Não só, além das carnes, são adicionados outros ingredientes, chamados de extensores, como proteína de soja, amidos, glutamato monossódico, nitrito de sódio, fosfatos e mais. Eles têm como função promover a melhor ligação entre a gordura saturada e a água. Ainda, sal e demais especiarias também podem fazer parte dessa fase do processo.

Salsicha faz mal?

Assim, todos os ingredientes, incluindo a carne, são misturados até formarem uma massa fina. Esse é um alimento ultraprocessado e que devemos evitar ao máximo sob o risco de causar doenças cardiovasculares, como a hipertensão.

Leia também: Os piores alimentos para quem quer ganhar músculos

Os alimentos embutidos são geralmente repletos de aditivos químicos para que possam ser conservados por um tempo mais longo. Por isso, eles costumam conter também conservantes, emulsificantes, estabilizantes, ligantes e demais substâncias artificiais em sua composição.

Além disso, 50g de salsicha contém 551mg de sódio. O sódio é um componente vital para o corpo, pois equilibra a quantidade de água no organismo. Contudo, o problema começa quando o consumimos de forma exagerada.

Assim, a salsicha pode ser substituída por carnes frescas, pois essas, ao contrário dos alimentos embutidos, não são ultraprocessadas. Também vale adicionar peixes, leguminosas, queijos e outros tipos de proteínas na dieta.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva