Dieta vertical: O que é e como fazer

2 de outubro, 2019

Encontrar a dieta certa pode ser um processo tão longo quanto encontrar o jeans perfeito, porque é tudo sobre o que funciona melhor para cada corpo

Na busca pelo plano alimentar ideal, você certamente encontrará algumas dietas que parecem razoáveis, como a Dieta Mediterrânea, e outras que soam mais extremas – como a Dieta do Ovo. Então, onde a Dieta Vertical se enquadra?

A dieta vertical é a metodologia mais comentada nas academias do momento, e queridinha dos praticantes de Crossfit.

O plano foi criado pelo fisiculturista Stan Efferding, e se você pode adivinhar pelos fãs da dieta, é mais sobre desempenho do que estética.

O que é a dieta vertical?

Stan Efferding chama a dieta vertical de “estrutura nutricional baseada no desempenho”, mas, ao contrário de muitas metodologias, ela retira a ênfase dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) ou calorias e a coloca no micronutrientes, como vitaminas e minerais. 

A estrutura é construída na forma de um T de cabeça para baixo. A parte longa na base é composta pelos alimentos enfatizados no plano: vitaminas, minerais e antioxidantes que são facilmente digeríveis e devem aumentar o desempenho da academia

Esses alimentos são leite, vegetais, ovos, salmão e batatas.

A parte vertical é onde esse plano é personalizado para um grupo específico de pessoas com determinados objetivos. É aqui que você aumenta suas calorias, geralmente consumindo arroz e carne vermelha

Quem pode fazer?

Embora o site oficial da metodologia relacione homens, mulheres e crianças como bons candidatos à dieta, a maior parte da lista inclui pessoas que precisam se preocupar com o desempenho na academia, como praticantes de Crossfit, fisiculturistas e lutadores de MMA.

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Ainda assim, ela tem uma base nutricional sólida e um foco em alimentos integrais, sempre uma vantagem. 

A quantidade de arroz e carne vermelha que você adiciona à sua ingestão diária dependerá simplesmente de seus objetivos, seja para aumentar o desempenho no levantamento de peso, perder gordura enquanto mantém os músculos ou simplesmente para emagrecer

A dieta vertical oferece adaptações para uma ampla gama de estilos de vida, incluindo pessoas que gostam de comer pouco carboidratos (low carb), quem faz jejum intermitente e até seguidores da Dieta Paleolítica.  

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Também, você terá muitas proteínas e vegetais e seus nutrientes deverão ser cobertos graças à base de alimentos integrais. 

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