Dieta vertical: O que é e como fazer
Encontrar a dieta certa pode ser um processo tão longo quanto encontrar o jeans perfeito, porque é tudo sobre o que funciona melhor para cada corpo.
Na busca pelo plano alimentar ideal, você certamente encontrará algumas dietas que parecem razoáveis, como a Dieta Mediterrânea, e outras que soam mais extremas – como a Dieta do Ovo. Então, onde a Dieta Vertical se enquadra?
A dieta vertical é a metodologia mais comentada nas academias do momento, e queridinha dos praticantes de Crossfit.
O plano foi criado pelo fisiculturista Stan Efferding, e se você pode adivinhar pelos fãs da dieta, é mais sobre desempenho do que estética.
O que é a dieta vertical?
Stan Efferding chama a dieta vertical de “estrutura nutricional baseada no desempenho”, mas, ao contrário de muitas metodologias, ela retira a ênfase dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) ou calorias e a coloca no micronutrientes, como vitaminas e minerais.
A estrutura é construída na forma de um T de cabeça para baixo. A parte longa na base é composta pelos alimentos enfatizados no plano: vitaminas, minerais e antioxidantes que são facilmente digeríveis e devem aumentar o desempenho da academia.
Esses alimentos são leite, vegetais, ovos, salmão e batatas.
A parte vertical é onde esse plano é personalizado para um grupo específico de pessoas com determinados objetivos. É aqui que você aumenta suas calorias, geralmente consumindo arroz e carne vermelha.
Quem pode fazer?
Embora o site oficial da metodologia relacione homens, mulheres e crianças como bons candidatos à dieta, a maior parte da lista inclui pessoas que precisam se preocupar com o desempenho na academia, como praticantes de Crossfit, fisiculturistas e lutadores de MMA.
Leia também: Crossfit: Como funciona, benefícios e tipos de treinos
Ainda assim, ela tem uma base nutricional sólida e um foco em alimentos integrais, sempre uma vantagem.
A quantidade de arroz e carne vermelha que você adiciona à sua ingestão diária dependerá simplesmente de seus objetivos, seja para aumentar o desempenho no levantamento de peso, perder gordura enquanto mantém os músculos ou simplesmente para emagrecer.
A dieta vertical oferece adaptações para uma ampla gama de estilos de vida, incluindo pessoas que gostam de comer pouco carboidratos (low carb), quem faz jejum intermitente e até seguidores da Dieta Paleolítica.
Leia também: Dieta Paleolítica: Saiba o que comer e como funciona
Também, você terá muitas proteínas e vegetais e seus nutrientes deverão ser cobertos graças à base de alimentos integrais.