Dieta para aliviar cólica: o que comer e o que evitar

Alimentação Bem-estar
21 de Outubro, 2022
Dieta para aliviar cólica: o que comer e o que evitar

Estima-se que as cólicas menstruais atinjam mais da metade das mulheres em idade fértil. Tais contrações causam diversos desconfortos e atrapalham a qualidade de vida dessas pessoas. As estratégias para aliviar as dores vão desde alongamentos até a prática de exercícios físicos. Além disso, a alimentação tem um papel importante nos dias em que as dores estão mais intensas. Um estudo apresentado no encontro anual da Sociedade Norte-Americana de Menopausa mostrou, inclusive, que a alimentação pode ser um dos principais fatores para piorar o quadro. Dessa forma, é extremamente importante saber o que evitar nesse período e como adotar uma dieta para aliviar a cólica.

A pesquisa, feita com adolescentes, mostrou que as alimentações baseadas em carne, óleo, açúcar, sal e café são as piores para quem sofre com as cólicas. Os autores revelaram que itens inflamatórios tendem a corroborar para a contração dos músculos do útero, intensificando, assim, as dores do período menstrual.

“Em termos gerais, esses estudos descobriram que dietas ricas em ácidos graxos ômega-6 promovem inflamação, enquanto alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 a reduzem”, diz o levantamento.

Dieta para aliviar cólica: o que evitar

Dessa forma, o estudo pontuou alguns alimentos inflamatórios que devem ser evitados sobretudo por aquelas mulheres que já costumam sentir cólicas intensas. São eles:

  • Primeiramente, açúcar refinado;
  • Óleo de cozinha;
  • Gordura trans;
  • Laticínios;
  • Carnes processadas e vermelhas;
  • Grãos refinados;
  • Além disso, álcool.

Além disso, estudos que corroboraram para a revisão mostraram que estudantes universitárias que comem lanches com maior frequência têm mais dores menstruais. Também foi comprovado que as universitárias que consomem mais carne e refrigerante de cola têm maiores chances de sentir as cólicas do que aquelas que têm os vegetais e as frutas como base da alimentação.

Melhores alimentos

Assim como consumir determinados alimentos pode piorar o quadro da cólica menstrual, o inverso também é verdade. Alguns itens podem ajudar na diminuição dos incômodos e, por isso, devem fazer parte de uma dieta para aliviar cólica. Entre eles, estão:

Leia também: Perda de produtividade no período menstrual: como as cólicas afetam a rotina das mulheres

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

Quais são os benefícios da banana para a saúde? Veja lista e receitas saudáveis

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

horário para treinar
Bem-estar Movimento Saúde

Estudo revela melhor horário para pessoas com obesidade treinaram

O estudo da Universidade de Sidney identificou benefícios do treino noturno para a saúde do coração

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor