Dieta low carb e jejum intermitente: Devo combinar os dois?

Alimentação Bem-estar
08 de Outubro, 2019
Simone Dutra
Revisado por
Nutricionista • CRN-3 59579
Dieta low carb e jejum intermitente: Devo combinar os dois?

Dieta low carb e jejum intermitente são duas das tendências mais buscadas por quem quer emagrecer. Mas, muitas pessoas preocupadas em perder peso perguntam se é eficaz combinar esses dois métodos para potencializar os resultados na balança.

O que é jejum intermitente?

Jejum intermitente é uma maneira programada de não ingerir nenhum tipo de alimento. Ou seja, o jejum tem diversos benefícios ao organismo humano, entre eles estimular a queima da gordura estocada no organismo e utilizá-la como energia para as diversas funções corporais.

Leia também: Jejum Intermitente: O que é, como fazer e quais os benefícios

O que é dieta low carb?

Menos carboidratos refinados, mais comida de verdade: essa é a proposta da dieta para equilibrar a alimentação. Assim, para se ter uma ideia, a orientação em uma alimentação convencional é que 50 a 55% do que é ingerido no dia seja carboidrato. Já nos métodos low carb, o macronutriente pode compor entre 45% a 5% do que é consumido diariamente.

No entanto, engana-se que na dieta low carb é necessário apenas reduzir o consumo de carboidratos. Na verdade, o plano sugere a restrição de alimentos industrializados, farinhas brancas e açúcares, enquanto o balanço entre os macronutrientes como gorduras e proteínas são mantidos.

Quando priorizamos alimentos naturais como ovos, carne, frango, peixe, legumes, verduras, frutas e gorduras boas naturalmente obtemos um bom aporte energético, protéico, lipídico e também uma ampla e variada ingestão de vitaminas e minerais. Por isso a dieta low carb é tão benéfica à saúde e uma poderosa aliada no emagrecimento.

Leia também: Dieta low carb: O que é, como fazer e cardápio

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Benefícios de aliar dieta low carb e jejum intermitente

O jejum intermitente não é uma dieta, e sim uma estratégia que deve ser conciliada a um plano alimentar. Ou seja, uma excelente estratégia para diminuir os ponteiros da balança é exatamente conciliar dieta low carb e jejum intermitente.

Combiná-las resulta em diversos benefícios como:

  • Redução da fome;
  • Melhora do perfil de colesterol;
  • Redução da pressão arterial;
  • Redução e maior sensibilidade à insulina;
  • Emagrecimento rápido e eficaz.

Como conciliar dieta low carb e jejum intermitente?

Iniciar as duas metodologias pode implicar em uma mudança muito drástica na rotina alimentar, por este motivo, a melhor maneira é começar com apenas uma das estratégias e, posteriormente, aliar as duas. Dessa maneira, é melhor adotar primeiro a dieta low carb e, após estar adaptado, seguir os planos de jejum começando pelo mais brando e avançando ao mais longo.

Sobre o autor

Gabriela Barbosa
Estudante de Nutrição pela FMU, e Pós Graduanda em Nutrição Esportiva pela CEFIT. Apaixonada pelos pilares de uma vida mais saudável, e impactar vidas através da construção de hábitos saudáveis.

Leia também:

Remada baixa
Bem-estar Movimento

Remada baixa: para que serve e como fazer?

Comum em treinamento de força, o exercício fortalece os músculos das costas, como o dorso e trapézio

elevação pélvica
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica: como fazer, benefícios e substituições

A elevação de quadril, também chamada de hip thrust ou elevação pélvica, é o ótima para trabalhar glúteos e pernas

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela