Dieta low carb ajuda na cura da gripe

13 de dezembro, 2019

A dieta low carb consiste na premissa de reduzir drasticamente os carboidratos ingeridos como uma estratégia para emagrecer e controlar a insulina. Contudo, um novo estudo da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, aponta que o protocolo também pode ajudar a blindar o sistema imunológico e espantar a gripe.

Leia também: Dúvidas sobre dieta low carb

Dessa maneira, o estudo que apontou a relação da dieta com a diminuição da ocorrência de gripe, foi conduzido em ratos de laboratório. Os animais foram, durante algum tempo, alimentados por uma dieta rica em gorduras boas e pobre em carboidratos.

Assim, o resultado obtido demonstrou que a alimentação low carb sucedeu um maior índice de cura. Além disso, aumentou a expectativa de vida dos animais.

Mas, afinal, a low carb é segura para a saúde? A resposta para isso é: sim. Porém, como toda dieta ou reeducação alimentar, a dieta low carb deve ser feita sob a orientação e o acompanhamento de profissionais. 

Leia mais: Dieta low carb: O que é, como fazer e cardápio

Dieta low Carb e o sistema imunológico

A relação entre a sua dieta e a sua saúde são claras e já foram comprovadas por diversos estudos. Nesse sentido, a pesquisa que relaciona a low carb com a menor incidência de casos de gripe possui a seguinte explicação:

Ao aderir à dieta low carb, o organismo passa a liberar mais células imunes, assim, há a maior produção de muco nas células do pulmão, que capturam os vírus, antes mesmo de a doença se manifestar fortemente.

Por fim, é importante ressaltar que esse estudo foi conduzido em animais, ou seja, seus efeitos no corpo humano não são certos. De qualquer maneira, é sabido que a low carb pode trazer diversos benefícios à saúde, além de ser uma ótima estratégia para o emagrecimento.

Leia também: Você sabe a diferença entre as dietas cetogênica e low carb?

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo