Dieta funcional com low carb e jejum: Combine as metodologias
Dieta low carb e jejum intermitente são duas das tendências mais buscadas por quem quer emagrecer. Paralela a essas duas metodologias, desponta a dieta funcional, que tem como objetivo garantir que o organismo funcione melhor. Isso graças ao consumo de alimentos poderosos tanto do ponto de vista da nutrição quanto da prevenção de doenças. Assim, para potencializar os resultados rumo ao emagrecimento e garantir uma perda de peso saudável e eficaz, que tal combinar as três estratégias e atingir suas metas até o verão?
Benefícios de aliar dieta funcional com low carb e jejum intermitente
Alimento funcional é aquele que, ao ser consumido, provoca efeitos positivos no metabolismo ou na fisiologia do corpo. “São alimentos ricos em fibras, ômega-3, antioxidantes, termogênicos e probióticos”, explica a nutricionista Vanessa Losano. “Assim, a dieta funcional pode parecer uma mudança simples. Mas, ela é capaz de proporcionar uma maior quantidade de nutrientes para que nosso corpo comece a funcionar de maneira mais equilibrada durante o processo de emagrecimento”, explica.
Com isso, um cardápio rico em alimentos de origem vegetal, hortaliças, frutas, chás, e peixes pode oferecer melhora na imunidade celular contra diferentes microorganismos e células doentes. “Portanto, aliar essa alimentação saudável com redução no consumo de carboidratos proposto pela dieta low carb ou pela keto (cetogênica) coloca o corpo em fase de ativação para queimar gordura”, garante.
Pois, quando priorizamos alimentos naturais como ovos, carne, frango, peixe, legumes, verduras, frutas e gorduras boas naturalmente obtemos um bom aporte energético, protéico, lipídico e também uma ampla e variada ingestão de vitaminas e minerais.
Reduzir drasticamente os carboidratos ingeridos é uma das estratégias mais clássicas para emagrecer. E a razão para essa ingestão irrisória de carboidratos é para controlar a insulina. “Quando consumimos alimentos ricos em carboidratos, ocorre o aumento da glicose e da insulina basal, que pode levar a uma reserva robusta do nutriente e, consequentemente, ao aumento de gordura corporal. Assim, ao consumir menos carboidrato, a produção de insulina diminui, levando ao emagrecimento. Por isso a dieta low carb é tão benéfica à saúde e uma poderosa aliada”, completa Vanessa.
Low carb + jejum
Já a combinação low carb e jejum intermitente é velha conhecida de quem deseja eliminar os quilos na balança. Jejum intermitente é uma maneira programada de não ingerir nenhum tipo de alimento. O jejum tem diversos benefícios ao organismo humano, entre eles estimular a queima da gordura estocada no organismo e utilizá-la como energia para as diversas funções corporais. Assim, juntar as duas metodologias resulta em diversos benefícios como:
- Redução da fome;
- Melhora do perfil de colesterol;
- Redução da pressão arterial;
- Redução e maior sensibilidade à insulina;
- Emagrecimento rápido e eficaz.
Não há uma única maneira de aderir à prática do jejum intermitente. Entretanto, o “método” mais popular é 16:8, ou seja, 8 horas do dia estão reservadas para comer e nas outras 16 é feito o jejum.
Diferenças entre as dietas low carb e keto
A principal diferença se dá no nível de restrições de cada uma, sendo a keto mais restritiva que a low carb.
“Na dieta low carb temos a proposta de diminuir o consumo de carboidratos para uma média de 50 g a 150 g diárias. Já a keto indica a diminuição na ingestão de carboidratos para uma quantidade ainda menor – de no máximo 50 g por dia”, finaliza a nutricionista.
Leia também: 7 alimentos anti-inflamatórios que você deve ter sempre à mão