Vegetais crus e ausência de água: Influenciadora russa morre após se submeter a dieta extrema
Aos 39 anos, a influenciadora russa Zhanna Samsonova, conhecida como Zhanna D’Art nas redes sociais, morreu na Malásia após contrair uma infecção grave, semelhante à cólera. A russa era adepta a uma dieta extrema, com espaço apenas para vegetais crus, smoothies de frutas, sucos e sementes de girassol. Saiba mais a seguir.
Veja também: Quantas vezes por semana posso comer atum em lata?
Dieta extrema: Vegetais crus e ausência de água
Zhanna seguia uma dieta radical há 10 anos e sem acompanhamento médico. Além de optar por uma alimentação extremamente restritiva, somente com alimentos crus, de acordo com informações do Daily Mail, a russa também não bebia água há 6 anos e alternava a dieta com períodos de “jejum seco”, momentos em que ela não comia e bebia por dias seguidos.
Apesar da rotina alimentar inusitada, Zhanna tinha vários seguidores no Instagram e compartilhava suas viagens pela Ásia. Sua mãe, Vechernyaya Kazan, havia alertado a jovem sobre os perigos da dieta restritiva, no entanto, a russa manteve os hábitos extremos.
“Alguns meses atrás, no Sri Lanka, ela já parecia exausta, com as pernas inchadas e vazando linfa. Eles a mandaram para casa para procurar tratamento. No entanto, ela fugiu novamente. Quando a vi em Phuket (Tailândia), fiquei horrorizado”, comentou um amigo não identificado ao jornal Newsflash.
Afinal, quais são os riscos da dieta restritiva?
Embora façam sucesso nas redes sociais na maioria das vezes, as dietas muito restritivas não são indicadas por médicos e nutricionistas. O principal motivo, no entanto, é que a falta de variedade na alimentação diminui o valor nutricional, resultando em severos impactos para a saúde no corpo. Os primeiros sinais surgem a partir de enjoos, mal-estar e fraqueza, mas podem evoluir para sintomas mais graves de desnutrição, problemas digestivos, perda de massa muscular e outros.
Além dos impactos físicos, dietas muito restritivas podem desencadear transtornos alimentares, como bulimia e anorexia. O que torna a missão de abandonar a dieta ainda mais difícil.
Portanto, independente do objetivo (emagrecimento, hipertrofia ou vida saudável), o ideal é apostar no equilíbrio alimentar para alcançar os níveis de nutrientes necessários para o organismo se manter forte e saudável.
Dicas para ter uma rotina saudável e equilibrada
- Organize a sua rotina, buscando incrementar a alimentação com itens diversos, como hortaliças, grãos, carnes, ovos, gorduras boas e leguminosas.
- Capriche na sua hidratação e mantenha uma garrafa de água próxima.
- Busque acompanhamento médico e nutricional para atender às suas necessidades específicas.
Veja também: Hábitos que parecem saudáveis, mas não são