Dieta do abacaxi: O que é, prós e contras
Quem não quer emagrecer o mais rápido possível? A dieta do abacaxi promete resultados milagrosos.
Criado pela americana Joann Metzger, o cardápio ajuda na redução da barriga e o consumo da fruta é restritivo. Porém, é uma proposta radical para a perda de peso e pouco indicada por especialistas da área.
Há diversas versões da dieta do abacaxi, algumas sugerem apenas água e abacaxi. Em um determinado momento, uma fonte de proteína também é liberada. A ideia funciona porque a fruta é composta por aproximadamente 80% de água e causa um efeito diurético.
Ainda estimula a eliminação de líquido ou toxinas pela urina e melhora a digestão devido ao alto teor de fibras. Foi assim que virou o ingrediente queridinho dos sucos desintoxicantes.
Como funciona a dieta do abacaxi
O fato da dieta ser restritiva contribui para os resultados rápidos. Por isso, para não causar danos à saúde, o plano alimentar não pode ser mantido por mais de 5 ou 6 dias. É indicado apenas para ocasiões pontuais de emagrecimento em pouco tempo, como uma dieta de emergência sem objetivo permanente.
O consumo de água recomendado é de, ao menos, 2,5 litros de água por dia. Já os chás sem açúcar podem contribuir com efeitos positivos para o organismo manter o estado de termogênese.
As carnes devem ser evitadas durante o período e a alimentação só deve acontecer quando a pessoa estiver realmente com fome. Alguns vegetais, como jiló abobrinha e rabanete, estão liberados no jantar.
Uma vez por semana pode haver o consumo exclusivo do abacaxi, nos demais dias a fruta intercala as refeições. Importante não pular nenhuma delas.
Aliar a dieta e exercícios físicos pode ser o maior segredo. Escadas, caminhadas ou hábitos para abandonar o sedentarismo contribuem para o melhor resultado.
Leia também: Leite dourado: A bebida que acelera o metabolismo
Cardápio
Há diversas versões de cardápio, abaixo uma delas:
1º dia) água à vontade e um abacaxi ao longo do dia
2º dia) a mesma alimentação do primeiro dia, mas acrescentando uma lata de atum no almoço e jantar
3º dia) cardápio volta a ser igual ao do primeiro dia
Benefícios
A abacaxi tem um alto teor de água, característica importante para quem deseja perder peso. Além das poucas calorias e da desintoxicação no corpo, as fibras auxiliam no processo de digestão e funcionamento do intestino. Para melhores resultados, use apenas a fruta fresca. Enlatados ou industrializados possuem conservantes e açúcares.
Prós e contras
Como não se trata de uma reeducação alimentar, o indicado é que a dieta do abacaxi seja seguida apenas por pouco tempo, e que a pessoa busque uma avaliação médica antes de iniciar. A facilidade para encontrar os ingredientes necessários para as refeições pode favorecer a adoção do plano.
Por outro lado, a eliminação rápida de peso proporciona a perda de massa magra, líquidos e nutrientes fundamentais para o equilíbrio do corpo.
A limitação de grupos alimentares, como leite e derivados, carnes e ovos e óleos e gorduras, também pode gerar carência nutricional.
Já a grande quantidade de abacaxi pode deixar a rotina desgastante e desmotivadora, além da acidez da fruta desenvolver gastrite e úlceras.
Suco de abacaxi detox
Pegue um abacaxi inteiro e lave bem a casca com uma escova macia. Descasque, deixando um pouco da polpa da fruta na casca. Corte a casca em pedaços e coloque-os numa tigela de vidro. Cubra com 1 litro de água filtrada. Tampe e deixe na geladeira por dois dias. Passe por uma peneira e beba. Esse suco fica bem suave, porque só o caldo da fruta é aproveitado.