Aline Gotschalg fala sobre dieta para tratamento de câncer
A dieta da Aline Gotschalg durante o seu tratamento contra o câncer de tireoide foi assunto nas redes sociais da influencer ontem (17/01). A ex-BBB de 32 anos recebeu o diagnóstico da doença em agosto do ano passado, mas já está curada.
Além disso, em seus stories, ela também contou que está fazendo iodoterapia. O procedimento trata-se de de um tratamento complementar com iodo-131, que é um elemento radioativo. Ele é feito depois da cirurgia com o objetivo de eliminar as células prejudiciais que possivelmente não saíram na operação.
“Essa semana estou focada no tratamento do iodo radioativo”, começou Aline. “Para fazer iodoterapia tenho que tomar duas injeções durante dois dias consecutivos. É super tranquilo”, acrescentou, falando sobre o preparo do procedimento.
Ver essa foto no Instagram
Leia também: Adenoma da paratireoide: Geovanna Tominaga é diagnosticada com tumor
Dieta da Aline Gotschalg
Antes da realização da iodoterapia, deve-se investir em alguns cuidados pré-tratamento. Por exemplo, aumentar a concentração do hormônio TSH no corpo (geralmente com injeções, como Aline explicou) e adotar uma dieta pobre em iodo por aproximadamente duas semanas.
“Comentei com vocês que estou fazendo uma dieta super restritiva por conta do tratamento. E eu nunca tinha feito uma dieta (tenho pavor desse nome), ainda mais restritiva, que não posso comer o que sinto vontade. Isso tem me gerado muita ansiedade e estresse. Está sendo novo para mim, mas eu só penso em comer tudo que não pude e queria durante esse período”, contou.
O iodo é um mineral necessário para a síntese dos hormônios tireoidianos que regulam as funções do organismo, além de ser essencial para o desenvolvimento do corpo durante a infância e atuar no sistema nervoso e cardiovascular.
Os alimentos mais ricos no nutriente são os frutos do mar, mas também podemos encontrá-lo no sal iodado, no leite, nos ovos, em alguns queijos e na alga nori, por exemplo.