Dieta carnívora emagrece? Nutricionista explica trend do TikTok

Alimentação Bem-estar
27 de Setembro, 2023
Dieta carnívora emagrece? Nutricionista explica trend do TikTok

Dieta carnívora emagrece mesmo? A dúvida se popularizou depois de viralizar em redes sociais como o TikTok. Nos vídeos, que ultrapassam milhares de visualizações, incentiva-se uma alimentação focada em carne, além de ovos e manteiga. Mas será que esse plano alimentar é saudável? Veja o que diz uma nutricionista sobre o assunto.

Leia mais: Dieta carnívora: O que é e quem pode fazer

O que é a dieta carnívora?

A dieta carnívora é um plano alimentar baseado na ingestão exclusiva de carnes e alguns outros alimentos de origem animal, como ovos e leite. Dessa forma, nessa alimentação, não existe a inclusão de alimentos de origem vegetal como legumes, verduras, frutas e cereais.

Benefícios da dieta carnívora: realmente emagrece?

Segundo Larissa Franco, nutricionista, alguns dos benefícios da dieta carnívora é o alto consumo de proteínas e, consequentemente, aumento da saciedade. Assim, consome-se menos calorias excessivas e “beliscos” que geralmente são fontes de calorias e carboidratos.

Os riscos da nova trend do TikTok

A prática da dieta carnívora a longo prazo pode apresentar riscos à saúde. Por exemplo, uma chance maior de desenvolver doenças cardiovasculares. Isso porque a maior parte das carnes possuem um alto teor de gorduras saturadas, aumentando assim o LDL (colesterol ruim).

Além disso, aponta a nutricionista, pode causar deficiências nutricionais. É o caso de algumas vitaminas que estão presentes em frutas, verduras e legumes (como a vitamina A, C e B). Além disso, a ausência de fibras pode causar sérios problemas digestivos e constipação intestinal. “Pacientes que possuem doenças renais e portadores de hipercolesterolemia devem evitar completamente esse tipo de dieta para não agravar seu quadro clínico”, alerta Larissa.

Dieta carnívora emagrece, mas o ideal é investir na alimentação saudável

Por fim, falando em alimentação saudável e qualidade de vida, uma dieta deve ser totalmente equilibrada em proteínas, carboidratos e lipídios, onde cada macronutriente terá uma função importante em nosso organismo. O paciente mesmo restringindo carboidratos, poderá ter ganho de peso caso a quantidade de calorias não esteja adequada individualmente, mesmo que essas calorias sejam provenientes de proteína!

Fonte: Larissa Franco, nutricionista.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

mulher fazendo exercício na cadeira flexora da academia
Bem-estar Movimento

Como fazer cadeira flexora, um dos melhores exercícios para posterior de coxa

Exercício é uma ótima opção para quem busca fortalecer e hipertrofiar a região posterior das coxas (parte detrás das pernas)

Inchaço ou gordura
Alimentação Bem-estar Saúde

Inchaço ou gordura: como diferenciar?

A maneira mais fácil de descobrir é notar a rapidez com que eles ocorrem, além da localização no corpo. Entenda

dieta do ovo
Alimentação Bem-estar

Dieta do ovo 3 dias: cardápio do desafio do ovo

Já ouviu falar na dieta do ovo 3 dias? No desafio do ovo podemos consumir ovo em forma de omelete, mexido, cozido ou frito. Veja o