4 dicas de meditação para quem não consegue focar
A meditação é mais do que apenas um agente anti-estresse: tem uma série de benefícios à saúde. Mas como você pode embarcar em um curso sereno e meditar quando mal consegue aquietar o cérebro? Tente estas dicas de meditação e comece a praticar já:
Dicas de meditação: Por que meditar?
Porque a prática pode trazer inúmeros benefícios para a nossa saúde mental e até para o nosso corpo. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, por exemplo, fizeram um experimento com 55 adultos que sofriam com transtornos moderados do sono. Assim, eles recomendaram um programa com mudanças nos hábitos dessas pessoas as dividiram em dois grupos: o primeiro adotaria uma rotina de meditação, enquanto o outro apenas seguiria as alterações propostas pelos especialistas.
Como resultado, a meditação resultou em menos insônia, fadiga e depressão para o primeiro time em comparação ao segundo.
Dicas de meditação
Escolha uma técnica que funcione para você
Uma suposição que os iniciantes fazem é que você tem que sentar em um canto entoando “ummm” para a meditação funcionar. Mas o que pouca gente sabe é que o ato de meditar pode ser incorporado em atividades cotidianas, como no treino. Se você estiver correndo, por exemplo, em vez de ouvir suas músicas de sempre, repita silenciosamente a palavra “paz” toda vez que seu pé bater no chão. Assim, depois de alguns minutos, você descobrirá que está cantando a palavra automaticamente e entrou em um estado contemplativo.
Seja grato
Além disso, uma maneira fácil de entrar em um momento meditativo rápido é sentar e tirar dois minutos (sim, você pode configurar o cronômetro do seu celular) para pensar em cinco pessoas em sua vida pelas quais você é grato. Comece com o primeiro e percorra rapidamente as várias maneiras pelas quais essa pessoa o ajudou. Então, vá para o segundo e continue. Evocando imagens de pessoas que se preocupam com você, seu corpo estará liberando energia positiva que permanecerá no ar pelo resto do dia.
Comece com pouco
Meditar pouco é melhor do que não meditar nada — e a maioria das pessoas só medita de três a cinco minutos quando inicia o hábito. Sente-se em silêncio e, enquanto inspira, imagine seu cérebro se enchendo de luz. Expire. Em seguida, inspire novamente, imaginando seu coração se enchendo de luz, depois exale. Repita por dois a três minutos.
Deseje o bem
Enquanto você anda pelo escritório, silenciosamente, deseje algo positivo para cada colega de trabalho. Pode ser específico: “Desejo-lhe boa sorte em sua reunião com o chefe esta manhã” ou pode ser geral: “Desejo-lhe saúde, felicidade e bem-estar”. Remova qualquer sentimento de hostilidade ou competitividade que possa sentir em relação aos outros e substitua pela positividade, que é energizante.
Leia também: Meditação: Tudo o que você precisa saber sobre a prática
Referência: Black DS, O’Reilly GA, Olmstead R, Breen EC, Irwin MR. Mindfulness Meditation and Improvement in Sleep Quality and Daytime Impairment Among Older Adults With Sleep Disturbances: A Randomized Clinical Trial. JAMA Intern Med. 2015.