Como a música pode tornar o treino mais eficaz

Bem-estar Movimento
11 de Fevereiro, 2020
Como a música pode tornar o treino mais eficaz

Você é do tipo que normalmente cria todos os tipos de desculpas possíveis para não ir ao treino? Por estar cansado demais, não conseguir encontrar motivação ou simplesmente por não gostar dos exercícios. No entanto, se você vai para a academia e toca aquela música que você ama, o ânimo surge e fica mais tranquilo cumprir a maratona de exercícios.

Saiba que essa sensação é comum. Um novo estudo da Universidade de Split, na Croácia, descobriu que a música pode ter o poder de tirar a mente de todo esse desconforto e ajudar a impulsioná-lo a fazer exercícios.

De acordo com a pesquisa, ouvir música em um volume alto durante a atividade física pode distraí-lo e fazer com que os exercícios pareçam menos desafiadores, tornando-os mais impactantes.

Leia também: Dicas de treinos para a aproveitar o Carnaval

Como foi feita a análise

Pesquisadores queriam entender como as músicas afetam o exercício físico. Diante disso, eles avaliaram 19 mulheres que participaram de atividades de resistência. Como a caminhada, corrida ou ciclismo e exercícios de alta intensidade, como levantamento de peso ou uso de leg press. 

As mulheres se exercitavam sem música, com música lenta, com ritmo muito alto e música extremamente acelerada. Assim, descobriram que aquelas que ouviam música de ritmo alto experimentaram batimentos cardíacos mais altos. 

Os efeitos foram mais notáveis ​​naquelas que realizaram exercícios de resistência, como caminhar ou correr, em comparação com as que participaram de exercícios de alta intensidade.

Dessa forma, uma boa playlist pode garantir a diversão e o comprometimento com as atividades fitness, além de agir como uma ferramenta motivacional para quem precisa de mais “vontade” para ir à academia e concluir os exercícios. 

Além disso, a música também pode melhorar o humor. Isso porque ela aumenta os níveis de serotonina (hormônio da felicidade), o que faz com que qualquer experiência seja melhor. Portanto, se você está pensando em deixar seu treino para outro dia, faça uma playlist e aproveite seus exercícios hoje.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!