Dez alimentos que ajudam a evitar enxaquecas

Alimentação Bem-estar
17 de Maio, 2023
Dez alimentos que ajudam a evitar enxaquecas

A cefaleia, popularmente conhecida como “dor de cabeça”, atinge 15% da população brasileira de forma crônica, segundo o Ministério da Saúde. Além disso, de acordo com Organização Mundial da Saúde, a enxaqueca, um de seus tipos mais comuns, é a segunda maior causa de incapacidade no mundo. É uma patologia que pode ser originada por outras doenças ou até se manifestar por causas não especificamente definidas, como estresse e tensão, por exemplo. Uma delas, inclusive, é a má alimentação e/ou a ingestão de itens específicos na dieta. Por isso, veja agora dez alimentos que ajudam a evitar enxaquecas.

Leia mais: Cirurgia para enxaqueca: confira os tipos e quando é indicada

Dez alimentos que ajudam a evitar enxaquecas

A Dra. Gisele Ramos Figueiredo, médica clínica e nutróloga, lista dez itens de alimentação que, incorporados à dieta, podem ajudar a reduzir significativamente o número de crises dessa natureza:

Café

Apesar de haver uma crença de que a cafeína desencadeia enxaquecas, a verdade é que pode ajudar a preveni-las. Porém, é importante consumir com moderação, pois o excesso pode produzir o efeito reverso.

Salmão

É rico em ômega-3, um ácido graxo que pode auxiliar a reduzir a inflamação no cérebro, fator que causa enxaquecas.

Vegetais verde-escuros

Vegetais como espinafre, couve e brócolis são ricos em magnésio, mineral que pode ajudar na prevenção, pois relaxa os vasos sanguíneos.

Dez alimentos que ajudam a evitar enxaquecas: Amêndoas

Ricas em magnésio e vitamina B2, nutrientes importantes na prevenção de enxaqueca. A vitamina B2 ajuda a diminuir inflamações, enquanto o magnésio, como explicado acima, relaxa os vasos sanguíneos.

Frutas cítricas

Laranjas, limões e toranjas são ricas em vitamina C, um anti-inflamatório natural e auxiliar do corpo na absorção de ferro, substância também preventiva de dores de cabeça.

Abacate

Rico em gorduras saudáveis, que ajudam a reduzir inflamações, o abacate contém riboflavina, uma vitamina B que também colabora na prevenção.

Dez alimentos que ajudam a evitar enxaquecas: Sementes de girassol

Por conterem magnésio, as sementes de girassol acalmam, aliviam estresse e enxaquecas. Além disso, também contêm triptofano e colina, que ajudam no combate à ansiedade e à depressão.

Gengibre

Anti-inflamatório natural que pode ajudar a reduzir a inflamação no cérebro e, assim, também reduz a enxaqueca.

Chocolate amargo

O chocolate amargo é rico em flavonoides, substância também auxiliar na diminuição de inflamações e na proteção de vasos sanguíneos. Porém, é importante escolher um tipo com pelo menos 70% de cacau e consumi-lo com moderação, já que o chocolate também pode conter açúcar e cafeína, que podem ser gatilhos para dores de cabeça;

Dez alimentos que ajudam a evitar enxaquecas: Frutas vermelhas

Morangos, amoras e framboesas, por exemplo, são ricos em antioxidantes e podem ajudar a reduzir inflamações. Além disso, contêm antocianinas, compostos que ajudam a proteger os vasos sanguíneos e, assim, prevenir a enxaqueca.

Fonte: Dra. Gisele Ramos Figueiredo (CRM 149383) (RQE 84173 / 100083 / 100084), médica clínica e nutróloga do Vera Cruz Hospital.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina