Detox da pele: o que é, para que serve e como fazer
Diante da exposição da pele aos poluentes existentes do ar, um novo tipo de cuidado tem ganhado espaço na rotina de skincare de algumas pessoas: o detox da pele.
De acordo com Juliana Gomes, dermatologista do Grupo HealthSculp, de São Paulo, trata-se de uma forma de fazer uma limpeza profunda, para que a poluição na qual somos expostos no dia a dia não prejudique a saúde cutânea.
A seguir, você confere os benefícios do detox da pele e aprende a forma correta de fazer em casa.
Leia também: Poluição faz mal para a pele: saiba como e por que
O que é detox da pele
Juliana explica que o detox de pele é um cuidado que deve anteceder as demais etapas do skincare.
“Ele consiste em utilizar produtos específicos para remover as impurezas e resíduos que se acumulam e prejudicam a saúde e aparência da pele. A finalidade, portanto, é promover a limpeza profunda da pele”, aponta ela.
Leia também:
Porque esse cuidado é importante
De acordo com a dermatologista Vanessa Perusso, a poluição na qual somos expostos no dia a dia contém substâncias como fuligem e monóxido de carbono, que podem ser tão nocivas para a pele quanto os raios rolares quando não há proteção adequada.
Entre os malefícios causados por esses fatores externos, estão problemas como obstrução dos poros, aumento da produção dos radicais livres e piora nos quadros inflamatórios de acne e rosácea.
“As partículas de poluição inibem a oxigenação da pele e desencadeiam diversos problemas, inclusive o envelhecimento precoce, manchas e rugas”, explica a médica.
“Além disso, essas substâncias se alojam na pele sempre que ela for exposta ao ambiente externo. Portanto, limpar o rosto ao menos duas vezes ao dia é indispensável para removê-las”, orienta.
Leia também: Afinal, como limpar a pele corretamente todos os dias?
Como fazer o detox da pele
Segundo Juliana, o detox da pele pode ser realizado de uma maneira geral usando apenas quatro produtos, na seguinte ordem:
- Sabonete ou gel de limpeza
- Esfoliante
- Tônico facial
- Máscara de argila
“É recomendado que o paciente utilize os produtos específicos para o seu tipo de pele”, ela orienta.
Quanto à frequência da limpeza completa, a profissional afirma que depende do tipo de pele e suas necessidades.
“Usualmente, é indicado uma vez por mês”, ela sugere. Contudo, o ideal é consultar um dermatologista que poderá avaliar a saúde cutânea de forma individual e indicar os melhores cuidados para cada caso.
Leia também: Água micelar: afinal, para que ela serve e quais são seus benefícios?
E depois do detox?
Feitos os quatro passos do detox, Juliana afirma que o paciente pode voltar normalmente à sua rotina de cuidados.
“O detox facial vai permitir que sua pele fique mais uniforme e preparada para receber o skincare”, confirma.
Sendo assim, o indicado é passar na sequência para as etapas de proteção da pele.
Segundo Vanessa, o ideal é usar produtos antipoluição, como cremes hidratantes e brumas faciais, pois eles criam uma barreira sobre a pele para garantir que as partículas de poluição não penetrem nela.
“Desse jeito, se evita a obstrução dos poros e, consequentemente, o desenvolvimento de outros quadros inflamatórios, já que a pele consegue respirar de forma segura”, conclui ela.
Fontes: Juliana Gomes, dermatologista do Grupo HealthSculp, de São Paulo; Vanessa Perusso, médica dermatologista, de São Paulo.