Design biofílico: o que é e como melhora o bem-estar

Bem-estar Casa
06 de Maio, 2022
Design biofílico: o que é e como melhora o bem-estar

Favorecer a saúde não é só cuidar do corpo e da alimentação ! É claro que, em sua maioria, nosso corpo precisa desses cuidados. Contudo, como nos sentimos nos ambientes também importa bastante. É por isso que o design biofílico entra em ação! Mas afinal, o que é esse conceito que está ganhando popularidade? 

De acordo com a arquiteta Tery Kanakura, a palavra “biofilia” é a união de dois termos gregos relacionados à vida e ao amor. “No contexto histórico da Guerra Fria, o psicanalista e filósofo Erick Fromm desenvolveu um pensamento relacionado ao amor à vida (Biofilia). Nesse momento, a maior parte da sociedade estaria vivendo no meio urbano; perdendo o contato com outras formas de vida. Esse processo estaria criando o oposto da biofilia, que seria a biofobia, a aversão ao que é vivo”, afirma. Então, o conceito chega a ser poético. 

Já passou por algum prédio com muitas plantas nas paredes e nas janelas? Sendo assim, o design biofílico é a junção dos concretos das metrópoles com os seres vivos da natureza. “Ele, na verdade, é a inserção da natureza nos ambientes. Traz um bem-estar. Esse conceito é bastante comum hoje em dia. Ele pode ser usado em qualquer tipo de ambiente, tanto comercial quanto residencial”, explica a arquiteta Babi Sant’Anna. 

Bem-estar 

Toda essa ideia melhora o bem-estar. No livro “Biofilia”, como indicou Kanakura, o ecologista Edward Wilson afirmou que o ser humano precisa de uma ligação intrínseca com a natureza. Dessa forma, a urbanização não teria sido capaz de alterar essa intimidade que os humanos sentem com o que é natural. “A partir desse contexto, muitos estudos demonstram melhora física e emocional das pessoas quando em contato com a natureza”, diz a arquiteta.

Sant’Anna conta que o jardim de inverno, por exemplo, é bem comum em projetos por trazer essa sensação de bem-estar.  O visual automaticamente deixa a paisagem melhor, além de também ser perceptível a melhora do oxigênio no ambiente. 

Leia também: Além das plantas: jeitos de melhorar a qualidade do ar em casa

Como aplicar o design biofílico? 

As arquitetas explicam que tanto as folhagens naturais, como folhagem seca, como a famosa parede verde deixam o ambiente com o design biofílico. Esse conceito pode ser usado em todos os ambientes. Entretanto, é preciso que o clima e a cultura sejam respeitados para que funcione.

Kanakura conta que o desenvolvimento desse projeto promove elementos como aberturas adequadas e sistema automático ou atomizado de irrigação. “Geralmente, manutenção como podas, por exemplo, é feita por profissionais da área, como jardineiros e paisagistas”.

Por fim, as arquitetas ressaltam que o projeto não é apenas a inserção da natureza nos edifícios. É, acima de tudo, a interação e o respeito com outras formas de vida, proporcionando às pessoas essa integração.

Fontes: Babi Sant’Anna, arquiteta; Tery Kanakura, arquiteta.

Sobre o autor

Gabriela Ferreira
Jornalista e Repórter da Vitat.

Leia também:

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

ovo ajuda no ganho de massa
Alimentação Bem-estar

Aumentar o consumo de ovos ajuda no ganho de massa muscular?

Um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, mas recomendação pode mudar dependendo individuais

Cinco habitos
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Cinco hábitos indispensáveis para a saúde

Para iniciar uma mudança de comportamento, confira cinco atitudes simples para incorporar no dia a dia que trazem benefícios no futuro