Depilação no inverno: cuidados com a pele que devemos ter

Beleza Bem-estar
19 de Junho, 2023
Depilação no inverno: cuidados com a pele que devemos ter

A estação mais fria do ano ainda nem começou, mas vários estados do país já estão sofrendo com quedas bruscas nas temperaturas. E sabe qual é o órgão do nosso corpo que mais sente a mudança no clima? A pele! Por isso, procedimentos como a depilação exigem cuidados especiais durante o inverno. Saiba mais:

Depilação no inverno

Dra Fernanda Nichelle, médica que atua exclusivamente na área estética, explica que é muito comum percebermos a pele mais seca durante o inverno. Isso acontece por conta de fatores como baixas temperatura e umidade do ar.

“Por isso, a pele fica mais sensível à depilação ou a qualquer outro tipo de procedimento”, ela complementa. Para evitar problemas como irritação, vermelhidão e até queimaduras, vale apostar em alguns cuidados nesse período:

  • Hidratação: manter a cútis hidratada é um hábito que devemos adotar o ano todo. Mas no frio, esse cuidado tem que ser redobrado. “A técnica manterá a pele pronta e preparada, evitando que a depilação cause alguma agressão”;
  • Esfoliação: o ideal é fazer isso uma vez por semana, principalmente nas áreas que serão depiladas;
  • Outros cuidados: evitar banhos muito quentes, beber bastante água e usar filtro solar nas áreas expostas também são essenciais.

Leia também: Qual é a melhor forma de acabar com os pelos?

Qual a frequência ideal?

Aqui, a resposta varia. “Há mulheres, por exemplo, que têm um crescimento de pelos mais rápido do que outras. Por isso, não existe tempo certo, o indicado é realizar quando sentir necessidade”, recomenda Fernanda Nichelle.

Ela apenas ressalta que, quanto menos depilações, melhor será para a pele. Além disso, os pelos precisam estar em um comprimento razoável — caso contrário, o procedimento não só será ineficaz, como também poderá machucar o local.

A respeito do melhor procedimento, a médica diz preferir o laser. “Pois a agressão na pele com o laser é mais controlada do que com a cera. Lâmina e creme depilatório também trazem malefícios para a saúde”, finaliza.

Fonte: Dra Fernanda Nichelle, médica pós-graduada em Dermatologia, atua na área estética.

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!