Cuscuz: Benefícios e propriedades do alimento
O cuscuz é um prato popular, de ricas propriedades e muitos benefícios, cuja origem se deu no Oriente Médio. Apesar das diferentes versões, em geral, todas são cheias de boas propriedades e rendem inúmeros benefícios à saúde.
Além disso, você pode incrementar esse prato com vários ingredientes e garantir sabores distintos. Pois, esse ingrediente não requer muitas técnicas no preparo e, por isso, pode fazer parte do seu cardápio semanal.
Propriedades do cuscuz
Ele é feito a partir da farinha do trigo, também denominada semolina ou sêmola. Geralmente, o cuscuz acompanha outros alimentos, por exemplo, vegetais diversos ou carnes ensopadas variadas. Portanto, é muito versátil.
Estima-se que um copo do ingrediente seja equivalente a, aproximadamente, 174 calorias. Assim, contém cerca de 36g de carboidratos, 6g de protéinas e 2g de fibras.
Felizmente, contém pouco sódio (13 mg) e não contém gorduras (0 g).
Benefícios do cuscuz
Cuscuz é alternativa para outros carboidratos
Em uma dieta low carb, objetiva-se consumir menos carboidratos. Assim, o cuscuz, ainda que seja rica fonte desse macronutriente, é um bom substituto para outras fontes. Por exemplo, você pode trocar o arroz branco pelo cuscuz e obter um prato mais nutritivo.
Leia também: Você sabe a diferença entre as dietas cetogênica e low carb?
Fonte proteica
Ele é uma ótima fonte de proteína vegetal e pode substituir outras fontes desse mesmo macronutriente. Para obter ainda mais proteínas desse alimento, você pode adicioná-lo a, por exemplo, uma salada com queijos e carnes brancas, como peixe ou peru.
Leia mais: Alimentos ricos em proteínas e seus benefícios
Intestino regulado, saúde regulada
Além disso, é rico em fibras, que promovem o melhor funcionamento do intestino e mantém a saúde da flora intestinal, bem como de todo o corpo, excelentes. Não só, um intestino regulado propicia um emagrecimento mais saudável e mais fácil.