As festas juninas ainda não acabaram! Veja receita de curau light
Se tem um ingrediente que não pode faltar na festa junina, com certeza é o milho. Ele faz parte de pratos como pamonha, canjica, bolo, farofa e outros. Por isso, e ainda em clima de “arraiá”, que tal preparar uma receita de curau light? Confira como fazer:
Origens do curau
Em alguns estados do Nordeste, o curau leva o nome de canjica, sabia? Esse fato curioso pode confundir algumas pessoas de outras regiões, que reservam o nome canjica para outro doce típico, feito com grãos de milho mergulhados em um caldo de leite de coco e especiarias. Por isso, vale ressaltar que a receita a seguir se trata do “pudim” amarelo e adocicado.
O curau é uma sobremesa doce, pastosa e suave. Os principais ingredientes incluem milho, leite, açúcar e canela. Sua origem é africana, mas ele também tem heranças de um pudim europeu e uma bebida densa dos tupis, mais usada em rituais. O nome, inclusive, é Tupi e significa mingau.
Leia também: Receita de cajuzinho low carb para deixar o seu arraiá mais leve!
Por conter bastante açúcar, uma porção de curau pode concentrar muitas calorias. Por isso, veja a seguir uma versão mais light:
Receita de curau light
Ingredientes:
- 1 cenoura pequena cozida;
- 180g de milho-verde cozido;
- 3 col (sopa) de adoçante;
- 3 xíc (chá) de leite desnatado;
- 1 col (chá) de canela em pó.
Modo de preparo:
Primeiramente, bata a cenoura, o milho, o adoçante e o leite desnatado no liquidificador (todos os ingredientes, exceto a canela). Então, passe a mistura por uma peneira e descarte o bagaço (você pode guardá-lo para outras preparações). Em seguida, leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Por fim, transfira para potes individuais (ou uma travessa grande), espere esfriar e sirva.
Confira também o passo a passo da receita no Instagram da Vitat!