Como cuidar melhor da saúde emocional

8 de agosto, 2019

Não é de hoje que existe uma preocupação em estar fisicamente saudável e, recentemente, cada vez mais pessoas estão em busca do bem-estar mental. Entretanto, como anda o lado emocional?

Saúde emocional nos ajuda a entender as raízes das nossas emoções, a reagir às situações de maneiras que possam nos ensinar mais acerca de nós mesmos e das outras pessoas, e a encarar os altos e baixos inevitáveis da vida com mais confiança e equilíbrio. 

Tão importante quanto se alimentar bem e fazer exercícios físicos, a saúde emocional, na verdade, é que vai dar sentido para sua vida, principalmente durante os momentos difíceis. 

É normal acordar alegre e disposto e se aborrecer ou perder um pouco da motivação durante o dia por alguma razão no trabalho, notícias ruins e outros imprevistos. Até aí, tudo bem. Mas quando isso foge do controle, gerando descompensações no seu comportamento e na relação com as pessoas de seu convívio, é hora de olhar para dentro de si e até buscar ajuda profissional. 

Veja dicas de como tratar a saúde emocional

  • Faça atividades e pausas prazerosas durante o dia. Isso ajuda a aliviar a tensão. Levante-se a cada hora de sua mesa de trabalho, dê uma caminhada, tome um café e leia algo de seu interesse.
  • Reserve, pelo menos, uma hora do seu dia apenas para si. Utilize esse tempo para se dedicar a algum hobbie, atividade física ou aprender algo novo. Estabelecer uma rotina de autocuidado ajuda a relaxar e a olhar com mais carinho para você.
  • Alimente-se bem. Consumir alimentos com muito açúcar e cafeína, por exemplo, são estimulantes e podem lhe deixar ainda mais ansioso. Priorize alimentos nutritivos e beba bastante água.
  • Suas amizades dizem muito sobre seu estado emocional. Cerque-se de amigos capazes de agregar algo em sua vida, que te “joguem para cima”. Risque de sua lista pessoas com potencial de minar sua autoestima
  • Procure ajuda profissional. Fazer terapia e se utilizar de meios para buscar o autoconhecimento é um meio de manter suas emoções equilibradas mesmo que esteja enfrentando uma fase turbulenta da vida.
  • Identifique as situações que estão sob seu controle e as que não dependem de suas atitudes. Isso ajuda a tirar pesos desnecessários que muitas vezes carregamos. 

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