Cuidados com ouvidos, garganta, nariz e olhos no verão
O verão é uma estação muito esperada por quem gosta de sair, passear, viajar e praticar esportes ao ar livre. Mas é preciso atenção para que a alegria dos dias ensolarados não cause problemas à saúde. Então, que tal aprender algumas dicas de cuidados com olhos, garganta, nariz e ouvidos nos próximos meses?
Cuidados com os ouvidos, a garganta, o nariz e os olhos no verão
Olhos
No verão, um dos cuidados a serem tomados com os olhos é referente à exposição excessiva ao sol. É bastante comum que as pessoas passem horas desprotegidas e isso pode causar desconforto, irritação e até ceratite de exposição.
De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, o ideal é usar bonés, chapéus e óculos escuros com filtro de proteção contra a radiação ultravioleta (UVA e UVB). As lentes castanhas, cinzas e verdes são as que mais protegem.
Se possível, também é importante levar barraca para a praia, especialmente se estiver acompanhado de crianças. Dessa forma, você garante uma proteção extra contra os raios solares. Outra sugestão interessante é evitar a exposição exagerada ao sol, sobretudo entre 10h e 16h.
Outro cuidado a ser tomado no verão com os olhos é com relação à conjuntivite. Por isso, redobre os hábitos de higiene, como lavar as mãos e não esfregar os olhos.
Leia também: Melhores alimentos para a saúde dos olhos
Cuidados com os ouvidos
Os ouvidos também costumam ser um problema no verão para quem já sofre com otites, por exemplo. E quem é que já não sentiu um incômodo ao descer a serra para ir para o mar? O desconforto, geralmente, é leve, mas chega a doer para algumas pessoas. Como lidar com isso?
Segundo o otorrinolaringologista Gilberto Ulson Pizarro, para evitar o problema é importante deixar a comunicação do nariz com o ouvido (a tuba auditiva) livre. “Para isso, é importante cuidar do nariz obstruído e descer a serra conforme as velocidades permitidas na estrada, pois um dos motivos dos limites é evitar obstrução do ouvido, que pode levar, em alguns casos, à tontura e labirintite.”
Para se proteger contra otite externa ou otite de verão, a prevenção se dá por meio da remoção da cera e do tratamento das descamações e coceiras.
Garganta
A garganta também pode sofrer com mudanças bruscas de temperatura no verão. “Ela piora com trocas de temperatura como quando alguém está no sol quente e depois toma sorvete. Ou, ao chegar da praia, ir para o ar condicionado”, diz o médico. O ideal é fugir dessas alterações, pois diminuem o batimento ciliar da mucosa e podem deixar bactérias entrarem na garganta.
Nariz
Outra área do corpo que merece atenção ao longo da estação é o nariz. Quem sofre com alergias já precisa tomar cuidado o ano todo, mas no verão esse cuidado deve ser redobrado. Uma dica é usar umidificadores de ambiente e deixar a toalha molhada secando no quarto à noite.
Fonte: Gilberto Ulson Pizarro, otorrinolaringologista do Hospital Paulista.
Referência: Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO).