Cuidados com os lábios devem ser diários; veja quais
Que aplicar produtos para hidratar e proteger o rosto é extremamente importante, você provavelmente já sabe. Contudo, a boca costuma ser uma região esquecida mesmo por quem tem uma rotina de skincare diária, e pode sofrer as consequências, já que a pele de lá é bem mais sensível. Veja, portanto, quais cuidados com os lábios você deve ter com frequência:
Cuidados diários com o lábios
1 – Aplique protetor solar e ativos para a pele
A médica dermatologista Manuela Jorge explica que, assim como o skincare, o lipcare existe e nada mais é do que a atenção voltada para os cuidados com os lábios. “No mercado, já são oferecidos diversos produtos para a região.”
A especialista destaca a necessidade dos lip balms com FPS (fator de proteção solar), cuja aplicação deve ser frequente, já que beber água, comer, falar e passar a língua são hábitos que retiram o produto constantemente.
Além disso, hidratantes, vitaminas e antioxidantes — ácido hialurônico, vitamina E, ceramidas, pantenol e manteiga de karité — não podem ficar de fora.
2 – Previna-se dos ressecamentos
Com os cuidados destacados anteriormente, já é possível perceber uma melhora significativa na pele dos lábios. Contudo, em algumas épocas do ano, esses hábitos não conseguem evitar vermelhidão, rachaduras, descamações e ressecamentos, que podem ser bem dolorosos e até causar sangramento.
“É só a umidade do ar cair um pouco que os lábios começam a pedir socorro. São sintomas da falta de hidratação. Por isso, é preciso aumentar o uso dos batons hidratantes. Além disso, se você fica muito tempo em um ambiente com ar condicionado, um umidificador de ar será útil”, recomenda a médica.
Por fim, evite morder os lábios, arrancar as peles que descamam e passar a língua com muita frequência.
Leia também: Clean Beauty: o que é e como adotar este movimento
3 – Cuidados com as esfoliações nos lábios
A esfoliação feita em casa retira as células mortas do local e o deixa mais macio. Contudo, como a pele dos lábios é fina e delicada, fazer isso constantemente ou de forma agressiva pode traumatizar a região.
“O ideal é utilizar um esfoliante voltado para os lábios, que deve ter grânulos menores e menos abrasivos, além de realizar o procedimento no máximo uma vez por semana.”
4 – Principais procedimentos para a região
A dermatologista elenca e explica os principais:
- Preenchimento com ácido hialurônico: “o mais pedido. A aplicação de preenchedores injetáveis é uma ótima opção para aumentar o volume dos lábios, corrigir assimetrias, melhorar o contorno e amenizar o ‘código de barras’”;
- Skinbooster: “visa a hidratação labial. O resultado é uma aparência mais iluminada e uniforme, com o efeito ‘gloss’”;
- Lasers: “cada vez mais presentes no embelezamento labial.”
Fonte: Manuela Jorge, médica dermatologista, possui título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela Socidade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Além disso, é membro do Colégio Ibero-Latinoamericano de Dermatologia (CILAD), e membro do Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM).