Cuidados que você deve ter com o fígado nesta Copa
O fígado é o grande responsável pelas trocas metabólicas do organismo. Por isso, se ele não estiver livre de toxinas e de excesso de gordura, não consegue cumprir a sua função, que é essencial ao organismo. Assim, o farmacêutico homeopata Jamar Tejada ensina quais os cuidados que devemos ter com o fígado nesta Copa do Mundo, época na qual costumamos exagerar nas bebidas e nas comidinhas:
Cuidados com o fígado na Copa
De acordo com Jamar, tudo o que consumimos passa necessariamente pelo fígado — desde o ar que respiramos até o creme que massageamos no corpo.
“O processo de digestão consiste na quebra dos nutrientes em moléculas cada vez menores, até o ponto em que a mucosa dos intestinos as absorve e depois as lança na circulação sanguínea. Assim, nenhum nutriente ou substância ingeridos consegue chegar ao resto do organismo sem antes passar pelo fígado”, explica.
O órgão filtra e estoca a energia necessária para o dia a dia. Além disso, diz se a gordura que ingerimos servirá para a geração de energia ou irá para o “estoque”. Se o consumo de gorduras está em excesso, o fígado as armazena no tecido subcutâneo, criando camadas de tecido adiposo — os famosos pneuzinhos.
Contudo, se o corpo precisar de fontes extras de energia, ele quebra o tecido adiposo e o devolve para o fígado, onde ele passa a ficar disponível como fonte de energia para as células.
“Os carboidratos e o excesso de álcool são transformados em moléculas de glicose, que é a principal fonte de energia das células. Quando chega uma grande quantidade de glicose no fígado, ele libera uma parte em direção à circulação sanguínea e armazena a outra sob a forma de glicogênio, para que este possa ser usado como fonte de energia nos períodos de jejum ou atividade física”, diz.
Leia também: Richarlison aposta no açaí durante treinos da seleção. Veja
Receita para o órgão
Para dar uma mãozinha para o fígado, Jamar deixa uma receita simples para colocar em prática agora mesmo:
Ingredientes:
- 2 maçãs vermelhas grandes;
- 1 pera verde grande;
- 1/2 xíc de mirtilos vermelhos frescos;
- 1 folha de couve;
- 1 pepino pequeno.
Modo de preparo:
Primeiramente, lave bem todos os ingredientes, corte em pedaços menores com a casca e leve para bater no liquidificador até ficar homogêneo. Desse modo, a dica é consumir o suco pelo menos três vezes na semana por um mês. “Quanto mais nutritiva a alimentação, melhor o fígado responderá e cumprirá suas funções essenciais na saúde do organismo”, finaliza Jamar.
Fonte: Jamar Tejada (Tejard), farmacêutico homeopata da capital paulista.