Cuidados com o couro cabeludo e cabelos no inverno: veja dicas

Beleza Bem-estar
30 de Junho, 2023
Cuidados com o couro cabeludo e cabelos no inverno: veja dicas

A preocupação com a beleza dos cabelos é um assunto sempre popular. Não faltam dicas e truques para conquistar mais brilho, força… Porém, nos esquecemos de um elemento principal nessa jornada: os cuidados com o couro cabeludo.

Tão importante quanto a saúde dos fios é o equilíbrio do couro, que é uma extensão da nossa pele e pode sofrer em determinadas épocas do ano.

As estações frias são as que mais agridem o couro cabeludo e as madeixas, já que, além da queda da temperatura, mudamos alguns hábitos. Misael do Nascimento, médico tricologista e dermatologista do Instituto Nutrindo Ideais, explica que os banhos longos e quentes são os que mais favorecem alterações no couro cabeludo e nos cabelos.

“Assim como a pele, o cabelo é uma estrutura permeável em constante troca e extremamente sensível ao meio externo. Com o inverno, os dias são mais secos e frios e isso impacta o couro cabeludo. Como resultado, o cabelo fica mais ressecado, o diâmetro do fio se reduz, perde-se massa e cutícula capilar”, fala o especialista.

Veja também: Usar boné com frequência causa calvície?

Problemas mais comuns do couro cabeludo com a falta de cuidados

Além do tempo frio e seco e dos banhos quentes, Misael conta que as pessoas tendem a lavar menos os cabelos quando o termômetro despenca. A demora na secagem dos fios e a redução da sudorese do couro cabeludo motivam a redução da frequência de limpeza.

Ou, ainda, se a pessoa lava os fios com assiduidade, recorre a fontes de calor – secador, chapinha e babyliss, por exemplo – o que expõe o couro e os fios ao ressecamento, caspa e a quadros mais graves. Um deles é a dermatite seborreica, conhecida como caspa. Ela provoca inflamação no couro cabeludo, coceira e descamação em diversos níveis, que podem se tornar lesões graves.

Misael Freitas relata outro problema decorrente da pouca higienização. “O cabelo fica menos hidratado e mais suscetível a quebras. Além disso, a pessoa pode sentir que os cabelos estão caindo mais durante o banho [por lavar menos a região], o que gera uma situação de estresse. Isso afeta o bem-estar, levando ao que chamamos de eflúvio telógeno, que é a perda abundante dos fios”, diz.

Contudo, outra consequência pouco conhecida do ressecamento do couro cabeludo é o afinamento capilar. Ou seja, o fio vai crescendo cada vez mais fino, com menos massa, pois os folículos do couro ficam mais estreitos. Esse problema também afeta a quantidade das madeixas, que acabam perdendo mais fios ou ficam mais quebradiços.

Confira a campanha de inverno

Cuidados essenciais com o couro cabeludo

A seguir, Misael lista o que não pode faltar na sua rotina para manter a saúde do couro cabeludo e dos cabelos. Confira!

Lave os fios com frequência: avalie sua rotina e higienize o couro cabeludo dia sim, dia não. Se você se exercita e transpira, precisa lavar a cabeça sempre que isso acontecer.

Procure linhas voltadas para o couro cabeludo: como você viu, o couro cabeludo precisa de atenção para garantir o crescimento de fios bonitos. Hoje, existem linhas que tratam ambos de forma integral, prevenindo lesões na pele e até o afinamento capilar. De forma geral, conte com cremes hidratantes, protetores térmicos, óleos e leave-ins feitos para seu tipo de cabelo.

Regule a temperatura da água: já falamos sobre como a água quente pode prejudicar bastante os cabelos e o couro cabeludo. Então, ajuste o chuveiro para o modo morno e, se possível, até frio.

Outros cuidados importantes

Cuide-se de dentro para fora: não adianta aderir a uma linha de cuidados com produtos se você não beber água e seguir uma alimentação saudável. Afinal, nossa pele, incluindo o couro cabeludo, é um reflexo de nossas escolhas.

Consulte um dermatologista: sempre que notar qualquer anormalidade ou tiver dúvidas, vá ao dermatologista. O profissional é capaz de diagnosticar o que está havendo e recomendar a melhor solução para seu caso.

Dica de produto: Nioxin Scalp Recovery Tratamento Anticaspa – Shampoo

Combate a caspa desde o primeiro uso e reduz a quebra dos fios, restabelecendo o equilíbrio natural do couro cabeludo. Com piritionato de zinco, agente antifúngico, ajuda a aliviar os sintomas da caspa, como a coceira e descamação. Além disso, oferece uma sensação de refrescância. Indicado para todos os tipos e texturas de cabelo. Para melhores resultados, utilizar pelo menos 3 vezes na semana.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!