Crianças devem usar óculos de sol? Especialista explica

O sol traz benefícios para a saúde de crianças e adultos, como a vitamina D que, dentre tantos benefícios, é a grande responsável pela manutenção do sistema imunológico. No entanto, em excesso e sem a proteção adequada, a exposição solar pode trazer prejuízos para a saúde. Por isso, na hora de tomar sol, alguns itens básicos são fundamentais, como o óculos com proteção. Mas será que as crianças também devem usar óculos de sol? Entenda.

Leia mais: Como proteger a pele das crianças e bebês do sol do verão?

Crianças devem usar óculos de sol? 

De acordo com a Dra. Lara Mariana França, médica pediatra, crianças a partir de 1 ano de idade já devem proteger seus olhos com o acessório. 

“As crianças devem usar óculos escuros quando expostas diretamente à luz solar, como nos clubes, praia, neve e parques. Isso porque os danos causados pelos raios ultravioletas são três vezes maior na pele e nos olhos  das crianças do que nos adultos”, alerta a pediatra.

Mas não são apenas os óculos de sol que são indispensáveis. “Não podemos deixar de proteger a pele com roupas contra radiação ultravioleta, protetores solares, chapéus ou bonés. O horário mais indicado é antes das 10 horas da manhã e após às 16, momentos em que a incidência de sol é menor”, explica a Dra. Lara.

Como escolher um óculos de sol para as crianças?

Inicialmente, a especialista orienta procurar por óculos específicos e adequados para as crianças, isto é, com armações leves e flexíveis.

Além disso, as lentes devem ser anti-impacto e com proteção contra os raios ultravioletas. “A visão das crianças está em desenvolvimento, por isso devemos ter todo cuidado ao escolher o óculos”, completa.

Outra dica importante é para as crianças que não conseguem manter o óculos de sol no rosto. Nesse caso, de acordo com a pediatra, deve-se usar e abusar de chapéus ou bonés, já que eles também ajudam a proteger os olhos dos pequenos. A boa notícia é que, geralmente a partir dos 3 anos de idade, a criança sente a necessidade de usar os óculos.

Riscos de não utilizar a proteção

Ainda de acordo com a especialista, os óculos protegem os olhos contra radiação ultravioleta, poeira e outras partículas. Previne, ainda, problemas visuais graves no futuro e diminui a irritabilidade nos olhos, dando conforto visual em locais com alta luminosidade, como no sol ou até na neve. Por isso, as crianças devem usar óculos sim, bem como outros itens de proteção fundamentais.

Leia mais: Óculos de sol falsificados: perigo à vista

Fonte: Dra. Lara Mariana França, médica pediatra.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde