Creme de avelã pode alterar colesterol e causar outros problemas

Alimentação Bem-estar
14 de Março, 2023
Creme de avelã pode alterar colesterol e causar outros problemas

Extremamente amado por milhares — ou talvez milhões de pessoas — e essencial em muitas sobremesas por dar um sabor especial. Estamos falando do creme de avelã, que é popularmente conhecido como nutella, marca que consagrou o produto.

Embora seja difícil comer apenas uma colher do docinho, a ingestão frequente pode alavancar alguns problemas à saúde. A seguir, conheça os possíveis riscos e a melhor maneira de degustar o creme de avelã sem preocupações.

Veja também: O que é a gordura trans e por que você deve evitá-la

Creme de avelã e o ingrediente secreto, porém perigoso: o óleo de palma

O óleo de palma não é uma novidade, tampouco exceção na indústria alimentícia. A substância integra grande parte dos alimentos industrializados.

Por exemplo, chocolates, margarinas, sorvetes, biscoitos e bolos carregam o ingrediente, que ajuda a conferir textura e “liga” com os demais ingredientes.

Hoje, o item substitui as gorduras hidrogenadas, praticamente banidas das fábricas de alimentos. Apesar da funcionalidade, há muitas bandeiras vermelhas quando se trata da saúde humana.

“O açúcar e o óleo de palma são os principais ingredientes do creme de avelã. O óleo de palma é rico em gordura saturada. Assim, com o consumo em excesso ou com frequência, essa gordura atua no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, aumento do colesterol, diabetes e outras doenças crônicas. Da mesma maneira, o açúcar aumenta a probabilidade de obesidade, diabetes, hipertensão e outros problemas cardiovasculares”, alerta a nutricionista Amanda Figueiredo.

Além das possíveis complicações listadas pela especialista, um estudo do Institute for Research in Biomedicine de Barcelona descobriu outro revés. O ácido palmítico, presente no óleo de palma, pode favorecer a metástase em alguns tipos de câncer, como o de pele e o oral.

Afinal, dá para substituir o creme de avelã?

Ao se deparar com todos os prejuízos à saúde, você deve estar se perguntando se vale a pena manter o creme de avelã no cardápio.

Vez ou outra, limitar o consumo a uma colher do doce não lhe fará mal, principalmente se houver equilíbrio na alimentação. No entanto, se for difícil controlar a quantidade, é melhor evitar o produto e “apelar para doces e receitas sem esses dois ingredientes”, segundo Amanda Figueiredo.

Contudo, dá para fazer uma versão caseira mais saudável e saborosa, avisa a nutricionista. Saiba como preparar uma releitura do clássico creme de avelã:

Nutella funcional

Ingredientes

  • 2  xícaras de avelã
  • 1/4 de xícara de cacau em pó 100%
  • 7 tâmaras
  • 1 colher de chá essência de baunilha sem álcool

Como preparar: coloque todos os ingredientes em um processador de alimentos e triture bem até obter uma pasta homogênea.

O que comer quando apertar a vontade de um docinho?

Às vezes, é inevitável lidar com o desejo por um doce. Nessas situações, Amanda sugere ter opções fáceis para tapear a vontade. O chocolate 70% é uma alternativa excelente — 30g do produto é a quantidade ideal. Além disso, esse tipo de chocolate oferece antioxidantes, flavonoides e polifenóis, que beneficiam a saúde.

Outra saída é recorrer à banana aquecida no micro-ondas, amassada com uma colher de sopa rasa de cacau em pó. De quebra, você consegue incluir uma fruta no cardápio e de forma mais gostosa, sem exageros.

Por fim, a nutricionista sugere a pasta de amendoim no dia a dia, mas reforça a atenção ao rótulo. A pasta deve conter apenas amendoim integral torrado, sem a adição de outros ingredientes, como sal, açúcar e conservantes.

Dessa forma, você pode incluir o produto em mingaus, saladas de frutas ou passar no pão. Mas, lembre-se: a porção não deve exceder uma colher de sopa. Afinal, a pasta é naturalmente calórica pelos níveis de gordura do amendoim.

 

Sobre o autor

Amanda Preto
Jornalista especializada em saúde, bem-estar, movimento e professora de yoga há 10 anos.

Leia também:

escolher travesseiro
Bem-estar Saúde Sono

Saiba o que é importante na hora de escolher o melhor travesseiro

Aprenda a escolher o melhor produto para dormir melhor

prato conhecido como costelinha de milho, geralmente feito na air fryer
Alimentação Bem-estar Receitas

“Costelinha” de milho na air fryer fica uma delícia!

Apesar do nome "costelinha", o preparo é vegano -- o milho é o principal ingrediente, e fica pronto em poucos minutos na air fryer

mulher olhando o celular
Bem-estar Equilíbrio

Redes sociais geram efeito “cérebro de pipoca”

“Cérebro de pipoca” ocorre quando nosso foco salta de rapidamente de uma coisa para outra, como grãos de milho quando estouram