Corte químico: O que é, como evitar e tratamentos que ajudam a evitar

Beleza Bem-estar
15 de Março, 2022
Corte químico: O que é, como evitar e tratamentos que ajudam a evitar

Não é raro que pessoas que fazem uso excessivo de produtos como tinturas ou escovas progressivas com formol percebam tarde demais quão frágil estavam seus fios. Isso normalmente só acontece quando elas sofrem um corte químico, ou seja, a quebra do cabelo.

De acordo com Katia Timani, terapeuta capilar da Heax Recuperação Capilar, o corte químico acontece por causa dos efeitos colaterais extremamente agressivos provenientes do mau uso e do excesso da aplicação de produtos químicos.

Com isso, o resultado são fios fragilizados, quebradiços e com uma queda maior do que o normal.

Leia também: As melhores vitaminas para o cabelo

O que fazer quando acontecer o corte químico?

A orientação de Katia é que a pessoa procure o mais rápido possível um profissional especializado em recuperação capilar, uma vez que “nem sempre os profissionais de salão são capazes de reverter” esta situação.

Desta forma, será possível receber os tratamentos corretos para reverter os problemas rapidamente, sem maiores efeitos colaterais.

“Se o corte químico não for 100%  neutralizado, as consequências negativas vão persistir, trazendo ainda mais danos aos fios”, ela completa.

Como evitar os danos nos cabelos

O primeiro passo para não prejudicar seu cabelo ao submetê-lo a algum procedimento químico é fazer o teste de mecha. Trata-se de aplicar o produto em apenas uma mecha, para ver se ela reage de forma positiva ou negativa à fórmula.

“Muitas vezes os profissionais de salão acabam negligenciando esse processo fundamental na qualificação dos fios para se expor a qualquer procedimento químico”, ressalta ela.

Leia também: Alimentos que ajudam a fortalecer os cabelos

“Caso seu cabelo não passe no teste da mecha, você deve procurar um profissional que irá tratar e preparar o seu cabelo para o procedimento químico desejado”, completa.

O ideal, nestes casos, é apostar em tratamentos de nutrição intensa e de reposição de massa através de produtos com componentes bioidênticos. Estes são responsáveis por devolver os nutrientes necessários para os fios, engrossando o calibre e ancorando os fios para deixá-los mais saudáveis.

Fonte: Katia Timani, terapeuta capilar da Heax Recuperação Capilar.

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Ana Paula Ferreira
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em beleza e bem-estar.

Leia também:

atividades físicas para combater a depressão
Bem-estar Equilíbrio Movimento

Melhores atividades físicas para combater a depressão, segundo estudo

Estudo confirma a eficácia dos exercícios para a prevenção e o tratamento da doença.

TDAH na adolescência
Bem-estar Equilíbrio

TDAH na adolescência: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, 2 milhões de pessoas tem TDAH no país; veja como identificá-lo na adolescência

bipolaridade ou borderline
Bem-estar Equilíbrio

Bipolaridade ou borderline? Veja as diferenças entre os transtornos

Quem sofre com bipolaridade ou borderline nem sempre tem o diagnóstico facilmente.