Cortar lactose da dieta emagrece?
Durante anos, produtos com lactose foram difamados por seu teor de gordura, e muitas pessoas relacionam o consumo de alimentos lácteos com inchaço. Mas, será que leite, queijo, iogurtes e derivados são mesmo vilões do emagrecimento?
Pesquisas mais recente apontam para os produtos lácteos como sendo benéficos para perda de peso. Isso graças à gordura saciante, proteínas e nutrientes como vitamina D e cálcio, que são cruciais para queimar os quilinhos extras.
Uma revisão do periódico norte-americano International Journal of Obesity descobriu que pessoas que consumiam mais laticínios durante uma dieta com restrição de calorias perderam em média 1,6 quilos a mais de suas reservas de gordura do que as dietas com baixo teor de lácteos.
Quanto ao desconforto intestinal, embora menos da metade de 1% dos adultos seja alérgico a lactose, muitos mais têm alguma dificuldade em digerir produtos lácteos.
Porém, pesquisas recentes revelaram que o culpado nem sempre é a lactose (uma proteína láctea que algumas pessoas podem desenvolver uma intolerância). Mas sim, uma proteína causadora de inflamação chamada beta-caseína A1.
Uma nova variedade de leite que contém apenas a beta-caseína A2 mais facilmente digerível pode ajudar e está se tornando cada vez mais disponível.