Correr deixa a pele flácida? Profissional esclarece
A corrida oferece uma série de benefícios para a saúde. Mas, quando o assunto é estética, ela ainda gera uma dúvida muito comum: correr deixa a pele flácida?
De acordo com Marina Pipa, dermatologista da Clínica Vanité, de São Paulo, é possível, sim, que a atividade física cause este problema. Entenda o motivo a seguir!
Leia também: Afinal, flacidez corporal tem tratamento?
Correr deixa a pele flácida?
Marina explica que a flacidez é causada pela redução da síntese de colágeno da pele (que ocorre com o envelhecimento) junto à diminuição da massa muscular e da gordura.
“Atividades aeróbicas intensas e longas podem causar redução da massa muscular e da gordura e, como consequência, a flacidez.”
A corrida, então, pode causar a flacidez de pele. Isso, contudo, não quer dizer que ela vá gerar este efeito para todos que praticam a modalidade.
Isso porque este problema é, normalmente, o resultado da combinação de flacidez muscular e de pele – podendo ser evitado com o tipo certo de treino.
Leia também: Melhores exercícios para acabar com a flacidez
Como evitar a flacidez de pele mesmo praticando corrida
Além da corrida, também devem ser feitos treinos de força, hipertrofia e resistência, sempre montados por um educador físico.
“Com o aumento da massa muscular, há redução da flacidez”, aponta Marina.
Leia também: Afinal, correr causa flacidez no rosto?
Além disso, um nutricionista também ajudará com a dieta e o aporte de nutrientes necessários para o gasto calórico.
Para quem já sofre com o problema de flacidez, a dica é unir o treino de força a tecnologias com bioestimuladores de colágeno.
Alguns exemplos são ultrassom microfocado, radiofrequência e laser, que colaboram com a síntese de colágeno.
Fonte: Marina Pipa, dermatologista da Clínica Vanité, de São Paulo.