Estudo relaciona consumo de peixes com melhores noites de sono

Alimentação Bem-estar Sono
10 de Fevereiro, 2022
Estudo relaciona consumo de peixes com melhores noites de sono

Fonte de proteína, rico em cálcio, ômega-3 e antioxidantes, o peixe é uma ótima opção para incluir nas refeições da semana. Além de fortalecer os ossos e os dentes, proteger a visão e diminuir o risco de doenças autoimunes, o consumo de peixes pode te ajudar a ter melhores noites de sono.

Um estudo feito pela Universidade da Pensilvânia e publicado no Scientific Reports descobriu que crianças que comem peixe pelo menos uma vez por semana dormem melhor. Além disso, elas têm um QI, em média, 4 pontos mais alto do que aquelas que consomem peixe com menos frequência ou não consomem. 

Por dentro da pesquisa

Conduzida por Jiaghong Liu, Jennifer Pinto-Martin, Alexandra Hanlon e Adrian Raine, a pesquisa revelou a possibilidade de o sono ser o elo que justifica e conecta o consumo de peixes a uma maior inteligência.

Primeiramente, um grupo de 541 crianças de 9 a 11 anos na China, sendo 54% meninos e 46% meninas, preencheram um questionário acerca da frequência com a qual elas consumiram peixe no mês anterior. As opções variaram de “nunca” até “pelo menos uma vez na semana”. Além disso, os pesquisadores lançaram mão da versão chinesa do teste de QI chamado Wechsler Intelligence Scale for Children-Revised, que examina habilidades verbais e não verbais, como vocabulário e codificação.

Em seguida, os pais dos participantes responderam a perguntas sobre a qualidade do sono dos pequenos, utilizando como base o Questionário de Hábitos de Sono das Crianças. O formulário incluiu tópicos como: duração do sono, frequência com que a criança despertava à noite e o nível de sonolência durante o dia.

Além disso, os pesquisadores se atentaram a questões demográficas, como educação parental, profissão, estado civil e o número de filhos em casa.

Resultados do estudo

Por fim, eles perceberam que as crianças que afirmaram comer peixe semanalmente conquistaram 4,8 pontos a mais nos testes de QI do que aquelas que afirmaram consumir de vez em quando ou nunca. 

O aumento do consumo de peixes foi, ainda, associado a uma diminuição de distúrbios do sono. Assim, segundo os pesquisadores, essa constatação indica que tal alimento melhora a qualidade do sono. “Se o peixe melhora o sono, ótimo. Se também melhora o desempenho cognitivo, como vimos aqui, melhor ainda. É um duplo sucesso”, declara Adrian Raine.

Leia também: Vantagens de colocar peixe na dieta

Como melhorar o seu consumo de peixes

Agora que você já sabe os principais benefícios de inserir o peixe na dieta, veja por onde começar:

Antes de tudo, descubra quais são os melhores peixes para incluir na sua refeição. O bacalhau, por exemplo, tem vitaminas A, D e E, além de ser riquíssimo em ômega-3. Já o salmão é repleto de proteínas e minerais. Além deles, o atum, a tilápia, a sardinha e o cação são opções nutritivas e saborosas.

Depois de descobrir qual o seu peixe preferido, é só se jogar nas receitas. Que tal um peixe grelhado com marinada de alho? Ou quem sabe um filé de peixe com crosta de aveia?

Mas lembre-se: o equilíbrio é tudo, nada em excesso faz bem. A quantidade ideal recomendada para peixes em geral é de 150g ao dia, de preferência cozidos. Não vale exagerar, hein?

Fonte: The mediating role of sleep in the fish consumption – cognitive functioning relationship: a cohort study

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