Dá para congelar frutas sem perder os nutrientes? Veja dica de armazenamento

Alimentação Bem-estar
16 de Agosto, 2023
Dá para congelar frutas sem perder os nutrientes? Veja dica de armazenamento

Congelar frutas é uma ótima forma de prolongar a sua validade na geladeira, evitando que elas estraguem rapidamente. Então, ao optar pelo freezer, é possível ter frutas disponíveis sempre que quiser, seja para o consumo natural, vitaminas, sucos ou outras receitas. Porém, existe a crença de que, quando congeladas, as frutas perdem nutrientes. A seguir veja o que dizem os especialistas ouvidos pela Vitat.

Afinal, a fruta congelada perde valor nutricional? 

No processo de congelamento, é natural que as frutas ou outros alimentos sofram uma pequena perda nutricional. Porém, os benefícios de consumir frutas com constância, superam a perda de nutrientes. No geral, a perda é de 5 a 15% de nutrientes que podem envolver vitaminas, minerais, fibras e proteínas.

“Mesmo com a perda nutricional causada pelo congelamento é interessante consumir alimentos congelados, pois dessa forma, conseguimos ter uma alimentação saudável e diversificada, além da praticidade e organização da dieta”, reforça a nutricionista Fabiana Albuquerque, da equipe Nutrindo Ideais.

Então, como congelar frutas corretamente?

Passo 1: Faça boas escolhas

Em primeiro lugar, capriche na escolha dos alimentos, seja no hortifruti, supermercado ou feira. Escolha frutas maduras, com cascas firmes e brilhosas. Lembre-se que itens muito moles ou com cheiro forte podem indicar que a fruta passou do ponto. 

Uma dica é selecionar as frutas da safra, que além de estarem com preços melhores, também têm mais chances de serem frescas e suculentas.

Passo 2: Hora de higienizar as frutas 

Ao chegar em casa, é o momento de higienizar toda a compra. Lave as frutas em água corrente e em seguida, deixe-as de molho em água com solução de hipoclorito, considerando a medida de uma colher de sopa para cada litro de água, por 15 minutos. Depois, seque as frutas com ajuda de um papel toalha.

Passo 3: Preparo para armazenar

Agora é o momento de cortar as frutas em pequenos pedaços além de retirar a casca (e sementes, se preferir). Depois, separe por tipo ou porção em pequenos potes ou sacos e organize no congelador. 

Lembre-se

Por fim, diferente de carnes e vegetais, as frutas têm um prazo de validade menor dentro do congelador. Ou seja, se forem submetidas a temperaturas inferiores a -14ºC (em média), elas podem durar cerca de 1 mês. Para não perder a validade de vista, ao armazenar as frutas, use pequenas etiquetas para anotar o prazo de consumo. 

Veja também: Como amadurecer abacate mais rápido?

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

aveia com limão
Alimentação Bem-estar

Ozempic natural: suco de aveia com limão realmente emagrece?

Shake não oferece riscos, mas não cumpre efeitos milagrosos na perda de peso

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva

dieta OMAD
Alimentação Bem-estar

Dieta OMAD é segura? Conheça a versão extrema do jejum intermitente

A dieta OMAD leva a metodologia do jejum intermitente ao extremo