Dá para congelar frutas sem perder os nutrientes? Veja dica de armazenamento

Alimentação Bem-estar
16 de Agosto, 2023
Dá para congelar frutas sem perder os nutrientes? Veja dica de armazenamento

Congelar frutas é uma ótima forma de prolongar a sua validade na geladeira, evitando que elas estraguem rapidamente. Então, ao optar pelo freezer, é possível ter frutas disponíveis sempre que quiser, seja para o consumo natural, vitaminas, sucos ou outras receitas. Porém, existe a crença de que, quando congeladas, as frutas perdem nutrientes. A seguir veja o que dizem os especialistas ouvidos pela Vitat.

Afinal, a fruta congelada perde valor nutricional? 

No processo de congelamento, é natural que as frutas ou outros alimentos sofram uma pequena perda nutricional. Porém, os benefícios de consumir frutas com constância, superam a perda de nutrientes. No geral, a perda é de 5 a 15% de nutrientes que podem envolver vitaminas, minerais, fibras e proteínas.

“Mesmo com a perda nutricional causada pelo congelamento é interessante consumir alimentos congelados, pois dessa forma, conseguimos ter uma alimentação saudável e diversificada, além da praticidade e organização da dieta”, reforça a nutricionista Fabiana Albuquerque, da equipe Nutrindo Ideais.

Então, como congelar frutas corretamente?

Passo 1: Faça boas escolhas

Em primeiro lugar, capriche na escolha dos alimentos, seja no hortifruti, supermercado ou feira. Escolha frutas maduras, com cascas firmes e brilhosas. Lembre-se que itens muito moles ou com cheiro forte podem indicar que a fruta passou do ponto. 

Uma dica é selecionar as frutas da safra, que além de estarem com preços melhores, também têm mais chances de serem frescas e suculentas.

Passo 2: Hora de higienizar as frutas 

Ao chegar em casa, é o momento de higienizar toda a compra. Lave as frutas em água corrente e em seguida, deixe-as de molho em água com solução de hipoclorito, considerando a medida de uma colher de sopa para cada litro de água, por 15 minutos. Depois, seque as frutas com ajuda de um papel toalha.

Passo 3: Preparo para armazenar

Agora é o momento de cortar as frutas em pequenos pedaços além de retirar a casca (e sementes, se preferir). Depois, separe por tipo ou porção em pequenos potes ou sacos e organize no congelador. 

Lembre-se

Por fim, diferente de carnes e vegetais, as frutas têm um prazo de validade menor dentro do congelador. Ou seja, se forem submetidas a temperaturas inferiores a -14ºC (em média), elas podem durar cerca de 1 mês. Para não perder a validade de vista, ao armazenar as frutas, use pequenas etiquetas para anotar o prazo de consumo. 

Veja também: Como amadurecer abacate mais rápido?

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva