Codornas nascem em mercado: como é possível?

Alimentação Bem-estar
13 de Outubro, 2022
Codornas nascem em mercado: como é possível?

Imagine a seguinte situação: você vai fazer compras e se depara com codornas nascendo em uma bandeja de ovos. O episódio aconteceu no Mercado Preço Bom, em Campo Maior (PI). Um dos funcionários do estabelecimento percebeu uma movimentação diferente ao abrir a cartela e, então, acionou o gerente do local, Fábio Gomes. De acordo com Gomes, a bandeja em questão já estava no comércio há mais de uma semana. Além de ter gerado curiosidade, o caso trouxe à tona a importância de se falar sobre como comprar ovos com segurança.

Codornas nascem em bandeja de ovos: como é possível?

Antes de mais nada, vale entender como esse fenômeno acontece. Afinal, não é todo dia que vemos aves saírem dos ovos do mercado. Em resumo, as codornas nasceram porque os ovos eram férteis. Ao G1, o zootecnista Bruno Costa, explica que “de onde vieram esses ovos tinha macho junto com as fêmeas. Ovos pra consumo não devem ser galados [fecundados] por conta do tempo de prateleira”. Assim, ele comenta que, provavelmente, houve um erro no controle e, por isso, ovos férteis foram enviados para o consumo.

A eclosão, por outro lado, se deu por um conjunto de fatores. A temperatura alta, por exemplo, acelera esse processo. Além disso, a umidade também teve um papel de influência na ocasião.

Como comprar ovos com segurança

Existem diversos órgãos, como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o Mapa (Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento), que prestam serviços relacionados à segurança dos alimentos a serem comercializados. Entretanto, também é importante ficar atento no momento da compra, além de saber como armazenar de forma correta.

Nos supermercados, por exemplo, é comum os ovos ficarem fora da geladeira. Nesses estabelecimentos eles devem ser mantidos em um local fresco e arejado, mas que não ultrapasse 25°C. No caso do mercado de Campo Maior, os funcionários alegaram estar um calor bastante intenso, chegando a 37°C. Eles disseram que mudaram a bandeja de lugar, mas não adiantou. 

Além disso, os ovos devem passar por uma série de etapas desde o manejo até o processamento. Tudo isso inclui várias análises para garantir a proteção natural do ovo e a possível existência da bactéria Salmonella. 

A partir do momento que a bandeja está na prateleira, é a hora das boas práticas do consumidor entrarem em cena. Lembrando, ainda, que esses cuidados devem continuar dentro de casa também. Veja algumas orientações:

  1. Olhar a data da validade e produção, bem como a integridade da embalagem;
  2. Verificar se eles estão em um local arejado do supermercado;
  3. Conferir se há a presença de um selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), do Ministério da Agricultura ou do Serviço de Inspeção Estadual;
  4. Rejeitar os ovos que estiverem trincados, rachados ou com a casca suja;
  5. Em casa, deixar os ovos na geladeira, mas não na porta;
  6. Não lavá-los;
  7. Sempre quebrar o ovo em um recipiente separado (assim, caso ele esteja estragado, não contaminará os outros ingredientes);
  8. Não consumir ovos crus ou malcozidos.

Leia também: Rótulo de alimentos embalados deverá alertar sobre ingredientes nocivos

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!