Como usar o fio dental da forma correta?

3 de August, 2022

Aprendemos na escola, logo no ensino básico, como escovar os dentes da forma certa. No entanto, o aprendizado pode cair no esquecimento e os cuidados com os dentes acabam não tão bem cuidados. Na hora da higiene bucal, não basta caprichar na escovação! Você sabe como usar o fio dental corretamente?

Usar o fio dental é importante para garantir a remoção dos alimentos presos entre os dentes ou sob a gengiva e da placa bacteriana. Ter esse cuidado todos os dias e também mais de uma vez por dia é importante para prevenir cáries e gengivite. Mas, afinal, como fazer da forma certa?

Leia também: Como a saúde bucal influencia na saúde emocional

Enrole cerca de 40 centímetros do fio nos dedos indicadores e deixe um espaço livre entre eles. Então, passe o fio com movimentos para cima e para baixo entre os dentes. Em seguida e com cuidado, passe o fio ao redor da linha da gengiva. Aqui, não force o fio contra a gengiva, isso pode gerar machucados e cortes.

Fio dental antes ou depois de escovar os dentes? 

Uma dúvida recorrente é se o fio dental vem antes ou depois da escovação. As recomendações variam bastante, no entanto, a ordem não importa muito. Contudo, usar o fio dental antes de escovar os dentes ajuda no trabalho da escova ao limpar a região. Se preferir usar depois da escova, não há problemas, o importante é usar o fio dental todos os dias. 

Por fim, o fio dental também deve ser usado nas crianças! Até os 8 anos, é indicado que os pais façam a limpeza nos pequenos. Depois dessa idade, já se pode deixar a função para as crianças. É importante estimular esse hábito para que vire algo frequente durante a vida adulta. 

Leia também: Remédios prejudicam a saúde bucal? Conheça os riscos

Referência: Colgate

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.