Saiba como usar a compressa quente para o alívio da dor
Receitas caseiras e cuidados simples nunca saem de moda. Apesar da grande variedade de medicamentos e dos tratamentos modernos, nada mais confortável do que tratar e aliviar a dor aprendendo como fazer uma compressa quente em casa.
Isso porque o calor do objeto aumenta o fluxo sanguíneo na região e relaxa a musculatura. Por isso, o alívio é quase que imediato em casos de contratura, por exemplo, dor de cabeça, dor articular, entre outras situações.
Antigamente, a bolsa de água era a maneira mais comum de se fazer compressa. Mas mesmo oferecendo risco de queimadura na pele, era indicada para cólicas menstruais e também para amenizar o incômodo dos bebês.
O tempo passou e outras duas opções surgiram para auxiliar no cuidado: pano quente ou bolsinha de sementes. Nos dois casos, basta aquecer por alguns minutos no micro-ondas e aplicar no local da dor.
Leia também: Álcool engorda? É preciso cortá-lo do cardápio para emagrecer?
Indicações
Provavelmente, você já deve ter visto ou até mesmo usado uma bolsa de água quente para diminuir a temida cólica menstrual.
A compressa quente é fundamental para aumentar o fluxo sanguíneo. Melhora a função de tendões e músculos. Por isso, traz aquela sensação de relaxamento e alteração da sensibilidade.
Sendo assim, a técnica é recomendada – especialmente – nos casos de dores crônicas em qualquer região do corpo. Desse modo, a água quente auxilia nas dores após 48 horas da lesão ou do trauma.
Contudo, é necessário estar atento a alguns fatores. Por exemplo, a água não pode estar muito quente para não queimar a pele.
Desse modo, a compressa quente é indicada para casos de:
- Dores no corpo;
- Pós-treino de academia;
- Alivia a dor nas costas;
- Torcicolo;
- Contraturas;
- Dor de cabeça;
- Cólica menstrual;
- Por fim, infecção.
Leia também: Ômega-3 para gestantes e lactantes: Conheça os benefícios
Como fazer compressa quente
Basta aplicar a compressa no local, de 3 a 4 vezes ao dia, durante 15 a 20 minutos.