Janeiro Seco: como parar de beber álcool por um mês?

Alimentação Bem-estar
02 de Janeiro, 2024
Janeiro Seco: como parar de beber álcool por um mês?

Você já ouviu falar da campanha Janeiro Seco? Ela foi criada no Reino Unido para tratar da conscientização sobre o consumo abusivo de álcool, e quem a segue fica sem ingerir a substância durante o primeiro mês do ano. Se você gostou da ideia, confira algumas dicas de como parar de beber por um mês:

Leia também: Janeiro Seco: dicas (e motivos) para uma pausa no álcool

Afinal, por que parar de beber em janeiro?

Se você sente que andou exagerando nas bebidas alcoólicas no fim do ano, Janeiro Seco pode ser para você. Isso porque dar um tempo da substância, apesar de parecer insignificante, traz alguns benefícios.

A prática ajuda, por exemplo, quem quer dar um gás no emagrecimento no começo de 2024. O álcool é um composto bastante calórico e que não carrega nenhum nutriente importante para o organismo.

Além disso, o ato pode contribuir para a melhora da imunidade, para acelerar o metabolismo, para um bom funcionamento do nosso fígado e para termos um sono mais reparador. Quer dicas de como parar de beber até o fim do mês? Confira:

Leia também: O que acontece com o corpo ao ficar um mês sem beber?

Como parar de beber álcool em janeiro?

1 – Faça um plano

A primeira dica é planejar o que fazer nos momentos em que não está bebendo. Você geralmente prepara um drink ou serve uma taça de vinho para relaxar antes de dormir? Troque o hábito por um ritual de chá + leitura, ou comece com meditações guiadas. Depois de alguns dias, você vai se acostumando.

2 – Uma resolução de cada vez

Muita gente gosta de começar o ano cheio de promessas e resoluções, mas tentar seguir tudo de uma vez pode tirar o foco e atrapalhar a sua motivação. Por isso, se você escolheu o Janeiro Seco, deixe para começar a dieta em fevereiro – ou adote uma alimentação mais saudável aos poucos, sem muitos radicalismos. Lembre-se: restrição normalmente gera compulsão.

3 – Comemore as pequenas coisas

Toda noite, sinta-se orgulhoso da sua conquista – afinal, foi mais um dia sem álcool. Além disso, depois de cada semana, permita-se uma recompensa, como uma noite de autocuidado, um vale-massagem ou uma tarde no parque.

4 – Identifique (e ressignifique) gatilhos

Preste atenção em quais situações você geralmente sente vontade de ingerir álcool. Isso acontece durante encontros com os amigos? Depois de um dia exaustivo? Quais são os seus sentimentos nesses momentos?

Trabalhar o autoconhecimento pode te ajudar a lidar com as emoções e a mudança de hábitos.

5 – Reduza as tentações

Em janeiro, retire as garrafas e as latinhas de casa. Ter álcool em casa pode tornar mais difícil resistir ao desejo.

A mesma coisa vale para as suas taças: tire-as de vista, guardando-as no fundo do armário. Na geladeira, deixe água com gás e frutas para preparar bebidas refrescantes e sem álcool.

6 – Avise os amigos

Compartilhar a sua meta com outras pessoas pode fazer com que elas te ajudem nessa jornada. Isso porque além de te motivarem, podem oferecer suporte – ou até se juntarem à causa!

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado

óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco: benefícios e possíveis usos

Multiuso e cheio de benefícios, o óleo de coco é um dos destaque do momento para quem procura uma vida mais saudável. Saiba mais